segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Secretaria Municipal de Educação
Correntes/PE
PDE – GESTAR II
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar
Língua Portuguesa











Portfólio

Maria Luiza Lopes Cardozo



















Correntes-PE Dezembro de 2009



Secretaria Municipal de Educação
Correntes/PE
PDE – GESTAR II
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar
Língua Portuguesa

















Portfólio apresentado a Juzi Maria
de Barros Ferreira e Souza professora
formadora do curso. Programa Gestão
da Aprendizagem Escolar GESTAR II,
em cumprimento às exigências
para conclusão do referido curso.
















Correntes-PE Dezembro de 2009



Agradecimentos



À professora Juzi Mª de Barros, meu agradecimento especial pelos valiosos ensinamentos que viabilizaram a realização deste trabalho.
À Evaneide secretaria de educação pelo apoio e colaboração em todos os momentos.
A minha família, pelo apoio, incentivo e paciência, indispensáveis á realização deste trabalho.
























Não basta conquistar a
sabedoria ; é preciso
saber usá-la.

(Cicero)


Biografia


Maria Luiza Lopes Cardozo nasci no dia 12 de outubro de 1962 no distrito de Poço Comprido, no município de Correntes – PE. Fiz os estudos do fundamental I na Escola Municipal Cursino Jacobina. Já o Fundamental II e o Magistério no Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa. Fiz Graduação em Letras pela FACETEG/ UPE. Sou casada tenho três filhos e resido em Correntes – PE.
Comecei a lecionar em séries iniciais a parti dos dezessete anos. Tornei – me especialista em Programação do Ensino de Língua Portuguesa pela FACETEG/UPE em 2004. Atualmente leciono Língua Portuguesa na mesma escola onde estudei o Fundamental II e o Magistério.

1º encontro GESTAR II 23/02/2009
LOCAL: Câmara de Vereadores
CARGA HORÁRIA: 8 Horas (manhã/tarde)

A abertura aconteceu na Câmara de Vereadores com o início do ano letivo e da formação continuada para os professores do Ensino Fundamental. (5ª à 8ª série)

Apresentação do GESTAR II(hino, texto em slide: o menestrel)
Conversa informal sobre o GESTAR II.
Apresentação feita pela coordenadora do curso Jussara Rosa.
Contrato didático.

A formadora do curso Juzi Maria de Barros apresentou dinâmica para transposição didática. (mudança de gênero)
Apresentação dos slides “imagens – gênero intuitivo e sistematizado”.
Atividade I: Texto – A casa observa a leitura e fazer uma produção de texto.
Grupo I: Vender a casa
Grupo II: Comprar a casa
Grupo III: Emprestar a casa para um amigo


2º encontro GESTAR II 27/02/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 8 horas (manhã/tarde)

Leitura e comentário da mensagem “A viagem” feita pela coordenadora Jussara Rosa e com ajuda de todos os participantes do grupo.

A professora Juzi apresentou o kit do GESTAR II e faz uma explanação do guia de leitura.

Atividade “1” leitura do texto de Ferreira Gullar “Traduzir-se”.
Trabalhar a reescrita do texto da linguagem verbal para a linguagem não verbal, por meio da imagem.

Atividade “2” texto para enumerar.
Fazer uma leitura, observações e comentários para compreender a sequencia lógica do texto e escrever o mesmo em ordem.


3º encontro GESTAR II 18/04/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

Abertura desejando boas vindas por mais um encontro agradecendo a presença de todos.

Dinâmica
Relato das experiências com atividades de sala da aula, cada cursista apresenta suas experiências. Apresentação das conclusões a que chegaram com as atividades de leitura individuais, realização das atividades extras com os gêneros textuais.

Socialização da atividade
Teoria e pratica da unidade 9. Continuação com apresentação com uso do data show, das atividades 1 e 2 socialização das respostas a todas questões. Orientações para o desenvolvimento das atividades do avançado na prática.


4º encontro GESTAR II 02/05/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

Abertura do encontro com uma dinâmica envolvendo todo o grupo em seguida relato das atividades e experiências em sala de aula.

Feedback das atividades realizadas TP4 e AAA4.

A professora Juzi apresenta exposição oral, através de slides e apostilas para elaborar portfólio (ARTMED editora, 2001) finalizando com realização de oficina e com avaliação do encontro.

5º encontro GESTAR II 30/005/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

Realização do encontro com dinâmicas e os relatos das experiências passadas e atividades de leituras individuais e em grupo na sala de aula.

Apresentação com uso do data show; da socialização da atividade, teoria e pratica da unidade 13 /TP4.
Orientação para organização portfólio do cursista.

Avaliação.

6º encontro 12/06/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

Dinâmica, relatos das experiências com atividades realizadas em sala de aula.

O processo da leitura
Observa procedimentos da leitura do texto.
Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.
(obs. atividades juninas)
Musicas, culinária, danças e etc.


7º encontro GESTAR II 08/08/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

Realização da dinâmica de memorização e descontração.
Feedback através de registro oral e escrito das atividades realizadas .
Leitura do poema (Carlos Drummond de Andrade – cidadezinha qualquer)

Sugestão de atividade:
Linha do tempo para o que você sabe sobre sua cidade?
Foram realizadas pesquisas relatando pontos fundamentais para história do município como: origem do nome da cidade, história de algumas escolas, da paróquia do município, etc.



8º encontro GESTAR II 22/08/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

Realização de uma de uma dinâmica de memorização e descontração apresentada pela coordenadora Jussara Rosa.

Apresentação de Leitura da pauta, feedback das atividades vivenciadas em sala de aula das unidades 13 e 14 do TP4 e socialização dos conteúdos.
Relato das experiências vivenciadas através das oficinas de leitura da unidade 14 e texto de apoio, versão do aluno. Dando continuidade ao encontro a professora juzi faz a distribuição da avaliação diagnostica.

Finalizando com avaliação do encontro considerado satisfatório.

9º encontro GESTAR II 19/09/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

Iniciando com dinâmica:
Dinâmica de leitura compartilhada pelo grupo de professores cursistas seguida de comentário e relatos de outros contos.
Só pura verdade (Hans Cristian Andersen)

Feedback das atividades vivenciadas em sala de aula das unidades anteriores do TP4, relatos das experiências.

Feedback das atividades avaliativas aplicadas observando um resultado satisfatório obtidos pelos alunos e acrescentando que os textos são oferecidos são ricos e nos ajudaram bastante.


10º encontro GESTAR II 26/09/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

A realizar-se com recepção dos professores com citação de Clarice Lispector;

Dinâmica da acolhida (o amor de Deus por mim)
Este encontro tem como objetivo: socializar as atividades do TP1, verificação do portfólio e memorial.
Relato das experiências com as atividades realizadas na sala de aula. Apresentação das conclusões com leituras individuais.
Socialização das atividades – socialização teoria e pratica da unidade 3TP1;
Música Epitáfio e texto faxina
Leitura do texto: Memorial: A narrativa da própria história, seguida de uma dinâmica com desenho retratando o texto Memorial ( o que mais gostava de fazer e o que gosta de fazer atualmente ).

A professora Juzi fez uma explanação com o uso do data show para organização do portfólio.




11º encontro GESTAR II 17/10/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

Boas vindas, agradecimentos por um momento de socialização com grupo.
“Aprender é uma coisa que a mente nunca tem medo e nunca se arrepende”
Leonardo de Vinci

Temos como objetivo rever e sistematizar as informações essências em torno do uso do texto no ensino da língua (incluindo a intertextualidade)
De acordo com a unidade 1 seção 3 – a língua é um sistema aberto, o que possibilita uma grande variedade de usos...
... As duas modalidades da língua a oral e a escrita.
Formação de grupos para elaboração de um plano de uma atividade de leitura.
Apresentação: Leitura do texto
- Uso do dicionário para conhecimento das acepções da palavra.
- Descrição física e psicológica dos personagens do texto.
- Reescrita do texto a partir da descrição realizada.
Avaliação do encontro.

12º encontro GESTAR II 21/11/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

Recepção com votos de boas vindas seguido de leitura de alguns textos leitura feita pela professora formadora do curso Juzi Maria de Barros e alguns professores cursistas e comentários dos mesmos dando continuidade a leitura. Entrega da mensagem “Acordar” leitura e reflexão.

Feedback dos encontros do TP2 seguidos de relatos de experiências vivenciadas com os alunos em sala de aula .
Dinâmica dos animais logo em seguida divisão de grupos para socialização das atividades do TP5.
Apresentação e leitura de alguns memoriais.
Avaliação.

13º e 14º encontros GESTAR II 12/12/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 8 horas (manhã/tarde)

Estudo do TP6 unidades, 21,22 e 24 oficinas 11 e 12.

Recepção com votos de boas vindas e dinâmica da acolhida realizada pela formadora do curso Juzi Maria de Barros e professores cursistas.
Cursistas relatam experiências com as atividades de sala de aula, lições de casa. Falam a respeito do êxito obtido com seus alunos e da empolgação que eles sentem quando se fala no GESTAR II a curiosidade e o entusiasmo que eles demonstram ao construírem seus textos.
Explanação da proposta do TP6: em data show.
Argumentação e linguagem: Mª. Luiza Sales Correa
Produção Textual: Planejamento e escrita Silviane Bonarccosi Barbato
- O processo de produção textual: edição reservada - Silviane Bonarccosi Barbato
-Leitura para adolescentes: Mª. Antonieta Antunes Cunha

Realização de atividades em grupos socialização das mesmas...
Avaliação do encontro
15º encontro GESTAR II 18/12/2009
LOCAL: Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 4 horas

Recepção com votos de boas vindas e dinâmica: texto “Traduzir – se” Ferreira Gullar, troca de experiências feita entre os participantes e as conclusões finais e individuais, foi feita a apresentação de alguns portfólios e a leitura dos textos de memória.
Dando continuidade ao trabalho dividiu – se a turma em grupos para conclusão do projeto final do curso, concluindo as atividades do projeto encerrou – se o evento com a avaliação final.


Considerações Finais

As atividades do GESTAR II – Língua Portuguesa foram aplicadas numa turma de 6ª Série e numa turma de 8ª Série do Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa no decorrer do ano letivo de 2009. A sexta série tinha 31 alunos, todos em idade/série, sem casos de repetentes. A oitava série tinha 27 alunos, turma com características idênticas às da sexta série.
Na sexta série os alunos apresentavam um grau de dificuldade e leitura e escrita mediana. Quando comecei a trabalhar com eles as atividades do curso, logo observei avanços consideráveis: os alunos começaram a desenvolver as atividades de leitura e escrita com prazer e com empolgação. Gostavam demais do fato de seus textos serem expostos e analisados no decorrer dos encontros. Bastava dizer que era uma atividade do GESTAR e a animação era total. Eles se identificavam bastante com os textos dos TPs e dos AAAs. Com as práticas de leitura, produção e reescrita os alunos desenvolveram a criticidade em relação a essas praticas e aos conteúdos dos textos.
Na oitava série, apesara de ser uma turma concluinte, os alunos apresentavam dificuldades em ler e escrever. Às vezes apresentavam dificuldade em compreender textos e produzi – los. As atividades do GESTAR também funcionaram como uma atividade libertadora, onde os alunos se sentiam muito à vontade na realização das propostas. Ao final do ano letivo, a oitava série apresentou grandes avanços no que diz respeito às práticas de leitura e escrita, percebendo – as como atividades interligadas e não dicotômicas.
Acredito que eles estão mais bem preparados agora para dar continuidade aos estudos na nova etapa da educação básica que vão atravessar agora: o Ensino Médio.

Memorial
“A vida não é a que agente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para conta – lá.”
Gabriel Garcia Márquez.

Lembrar é está de volta ao passado e é sempre, muito engraçado, às vezes a gente chega a pensar ah! Se esse tempo voltasse, eu faria tudo de novo, ou eu faria tudo de maneira diferente. Na minha infância tive sempre ao meu lado algo muito precioso para mim o que eu hoje continuo achando ser o bem mais precioso que alguém pode ter e precisa para estar bem e se sentir feliz. A família.
E não e de mais lembrar que nesse jeito tão sensível que existe dentro de cada um de nós podemos reviver e dividir com outras pessoas que de bom ficou dos momentos vividos. Quando criança eu era muito chorona e tinha vontade e curiosidade de ir para escola achava lindo o uniforme que era uma saia pinçada, uma camisa branca , gravata azul, etc. porém tinha que completar sete anos logo esse dia chegou e lá estava eu toda contente junto com outros colegas do mesma idade e que ainda hoje mantemos contato. O tempo foi passando meu pai era quem sempre me ajudava a fazer as tarefas mesmo sem ele ter concluído o primário. Quando aprendi a ler minha alegria era tamanha... Ainda lembro de um dos primeiros livros que li eu gostava muito era uma história infantil que se chamava “Pipoca o cabritinho travesso”. E daí comecei a ler outros e também romances como Bianca, Sabrina, Júlia etc. Todos os meus professores de primário foram pessoas ótimas que realmente gostavam de ensinar, muito caprichosos e compromissados com seu trabalho Dona Rosinha e Dona Gizelda foram professoras inesquecíveis. Assim o tempo foi passando quando conclui o primário no povoado onde morava não tinha fundamental de 5ª à 8ª série e naquela época não tinha condições de ir para a cidade fiquei sem estudar.
Em 1977 Luíz de Assis Calado elegeu – se prefeito e colocou um carro para trazer os estudantes de Poço comprido e sítios vizinhos e junto com 16 pessoas viemos estudar no Colégio Normal Municipal das Correntes. A partir daí o número de estudantes foi crescendo cada vez mais. Quando estava cursando a 8ª série comecei a lecionar em uma turma do primário, no início senti dificuldades por falta de experiência, mas após um tempo comecei a adquirir – lá, adorei lecionar no ano seguinte continuei lecionando e em julho do mesmo ano participei de uma capacitação que aconteceu na GRE em Garanhuns durante os trinta dias do mês corrente. A capacitação em prol de Preparação com Alfabetização e 1ª série foi muito bom me deixando com mais segurança para trabalhar e trazendo material de apoio para quem estava iniciando.
Continuei trabalhando e estudando era tudo muito cansativo, mas divertido também. Porém tudo isso passou conclui o magistério. Fiz contabilidade por não ter condições de cursar a faculdade na época . Prestei vestibular para o curso de letras na FACETEG/UPE em 1989 e fui aprovada. Já concluído a graduação casei e mudei para Correntes – PE onde também passei a lecionar com turmas do Ensino Fundamental II no Colégio Normal Municipal. Estudava à tarde e trabalhava a noite. Com nascimento dos meus filhos ficou difícil sair a noite, sendo assim comecei a trabalhar a tarde.
As vezes começo a pensar quantos momentos bons podemos viver e dividir com nossos alunos, mostrando para eles a importância de ler, compreender e escrever. O curso do GESTAR II com certeza proporcionou para mim, e para meus alunos um caminho para trilharmos juntos na estrada da leitura e da escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário