sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Portfólio – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II / Língua Portuguesa Quitéria Mª Silva Rodrigues Professora cursista

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CORRENTES – PERNAMBUCO








Portfólio – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II / Língua Portuguesa



Quitéria Mª Silva Rodrigues
Professora cursista









Correntes, dezembro-2009.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CORRENTES – PERNAMBUCO











Portfólio apresentado ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, Língua Portuguesa, através da Secretaria Municipal de Educação de Correntes, sob a orientação da profª formadora MS. Juzí Maria de Barros Ferreira e Souza em cumprimento às exigências para avaliação das atividades realizadas de fevereiro a dezembro do ano em curso e obtenção do certificado.



Quitéria Mª Silva Rodrigues
Professora cursista







Correntes, dezembro-2009.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CORRENTES – PERNAMBUCO











Dedico esse trabalho a Deus por me iluminar e encorajar, ao meu filho Guilherme Alexandre Silva Rodrigues e a todos aqueles que desejam que a educação aconteça de forma comprometida com a pessoa humana.



Quitéria Mª Silva Rodrigues
Professora cursista











Correntes, dezembro-2009.
AGRADECIMENTO


A professora formadora MS. Juzí Mª de Barros Ferreira e Souza, meu agradecimento especial pelos valiosos ensinamentos e orientações. A minha mãe Mª Leopoldina e ao meu esposo José Rodrigues pela paciência e estímulo, a minha eterna gratidão. As minhas irmãs Ivaneide e Mª José pela colaboração e incentivo.
A todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste trabalho.
























PORTFÓLIO


26/02/2009
Abertura do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Formação Continuada em Língua Portuguesa com 300 horas/aulas;
Apresentação da equipe (Coordenadora - Srª Jussara Rosa dos Santos e professora - Formadora Mestra Juzí Mª de Barros Ferreira e Souza);
Apresentação do perfil do curso e dos professores cursistas de Língua Portuguesa e Matemática;
Hino, texto em slide: O Menestrel;
Divisão de turmas de Português e Matemática;
Dinâmica para transposição didática (mudança de gênero);
Apresentação dos slides “imagens -> gênero intuitivo e sistematizado;
Temática inicial: Gêneros e Tipos Textuais – TP3 (8horas/aula);
Atividade I: Texto – A casa / atividade em grupo – observar a leitura e produzir.
Conclui que toda nossa comunicação se dá por textos; e todo texto, por sua vez, e realiza em um gênero.
Gêneros textuais são realizações lingüísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas; é a situação de produção de um texto que determina em que gênero ele é realizado. Portanto, é pelo desenvolvimento da competência sociocomunicativa que aprendemos a organizar e a identificar os diferentes gêneros textuais. Vi também que os tipos textuais são definidos pela forma em que as informações são organizadas nos textos. Por essa razão, é inevitável a articulação entre gêneros e tipos.

27/02/2009
Neste encontro, após a leitura e comentário da mensagem “A Viagem” houve apresentação do kit do Gestar II, leitura e explanação do guia;
Explanação do TP3;
Continuação da temática anterior;
Atividade de transposição do texto verbal para a linguagem não verbal, por meio de imagens e cores com o poema “Traduzir-se” de Ferreira Gullar.
Apresentação e análise dos trabalhos.
Leitura da história – Ruth Rocha – “Bom Dia”.
Atividade: planejamento de uma proposta de trabalho (em grupo), sorteio das páginas dó texto do TP3 (versão do professor e do aluno). Aplicar, observar e trazer uma experiência exitosa para o próximo encontro.
Apresentação das oficinas.
Atividades extras: “Chico no shopping”, horóscopo, texto para enumerar, música de Zé Ramalho e encerramento com o texto da Águia.

18/04/2009
Conclusão da temática: Gêneros textuais.
Neste encontro, após a dinâmica de acolhida, houve o relato das experiências com a atividade de sala de aula;
Apresentações das conclusões a que chegamos com as leituras individuais em casa;
Realização da atividade extra 1 – Gêneros Textuais;
Socialização da Atividade 1 – Socialização, Teoria e Prática da unidade 9;
Apresentação com ouso do data show, da unidade 10;
Divisão da turma em dois grupos para realização das atividades 1 e 2 / páginas 58 e 59;
Socialização das respostas as questões das atividades 1 e 2;
Orientações para o desenvolvimento das atividades do avançando na prática.
Assim, foi possível perceber os efeitos de sentido dos gêneros textuais. Dentre as amostras, destacou-se os gêneros: propaganda e anuncio observando como uma estratégia de ensino é capaz de verificar as dificuldades e avanços na aprendizagem dos alunos.
Na sala de aula, vivenciei os gêneros: propaganda e anúncio fazendo com que os alunos percebessem a diferença entre ambos. Foi uma atividade um pouco complexa, pois nem todos sabiam diferenciar. Apliquei também a oficina de produção com o gênero crônica. Esta foi uma atividade bastante demorada. A princípio, expliquei que a crônica é um texto curto, com poucos personagens e que nesse gênero, o tempo e o espaço são limitados, falei ainda que a crônica pode ser escrita tanto em 1ª quanto em 3ª pessoa e que o conteúdo da mesma se caracteriza pelo registro de fatos do dia-a-dia, encontrados em jornais, noticiários ou no cotidiano, e contados com humor, ironia ou lirismo pelo cronista, portanto, uma crônica pode ser humorística, crítica, paródica, reflexiva ou lírica.

02/05/2009
Neste encontro, após a dinâmica de acolhida (entrevistando com música) houve a apresentação e reflexão do vídeo: Vida Maria, o qual retrata a real situação da vida nordestina;
Socialização dos resultados das atividades aplicadas em sala de aula;
Apresentação das conclusões a que chegamos com as leituras individuais em casa;
Feedback das atividades realizadas TP4-AAA4 (versão do professor e do aluno);
Exposição oral, através de slides e apostilas para elaboração do portfólio (ARTMED editora, 2001);
Realização da oficina e proposição das atividades para o próximo encontro.

30/05/2009
Abertura: dinâmica de acolhida;
Relato das experiências com a atividade de sala de aula;
Apresentações das conclusões a que chegamos com as leituras individuais em casa;
Realização das atividades;
Socialização, Teoria e Prática da unidade 13 / TP4;
Apresentação com uso do data show – leitura para deleite (poema de Thiago Mello) – Reflexão;
Divisão da turma em três grupos para realização das atividades pág. 58 do TP4;
Neste encontro, houve ainda a solicitação de um projeto didático em anexo ao portfólio e um texto de memória (memorial);
Passamos então a vivenciar o TP4 que aborda a temática: Leitura, escrita e cultura, cujo objetivo é refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano. Em nossas salas de aula, os usos e funções da escrita devem ser ensinados, discutidos e criticados também a partir da observação do meio que vivemos.
A partir daí, já que estávamos próximos das festividades juninas, época em que trabalhávamos o TP4, após comentários sobre as festas regionais, sugeri que os alunos escrevessem um texto informativo tendo como tema: Festas Juninas.

12/06/2009
Neste encontro, após a dinâmica de acolhida, houve relato das experiências com a atividade de sala de aula;
Apresentações das conclusões a que chegamos com as leituras individuais em casa;
Realização das atividades;
Socialização, Teoria e Prática da unidade 13 / TP4;
Apresentação com uso do data show;
Divisão da turma em três grupos para realização das atividades pág. 54 do TP4;
Sistematização das atividades;
Citação de Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”;
Revisão das atividades solicitadas e proposição de atividades para o próximo encontro.

01/08/2009
Neste encontro, após dinâmica de memorização e descontração houve depoimento dos cursistas, feedback através de registro oral e escrito das atividades realizadas (troca de experiências);
Leitura do poema (Cidadezinha Qualquer – Carlos Drummond de Andrade);
Explanação: sugestão da oficina – A Poesia Conta História e Conta Poesia;
Trabalho em grupo para planejamento da unidade 14 / TP4 – O processo de leitura, cujo objetivo é reconhecer texto e leitor como criadores de significados, bem como conhecer o papel e amplitude do conhecimento prévio na leitura;
Apresentação do poema: Trinta e Três coisas à toa que me deixam feliz.




22/08/2009
Após a dinâmica de memorização e descontração, houve o feedback das atividades vivenciadas em sala de aula das unidades 13 e 14 do TP4 e socialização dos conteúdos;
Oficina: leitura e discussão dos conteúdos da unidade 14 e textos de apoio, versão do aluno, etc;
Distribuição e análise de avaliações diagnósticas (primeira etapa);
Vivenciamos a unidade 15 do TP4 – Mergulho no texto de Maria Antonieta Antunes Cunha, tendo como objetivo conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
Nessa unidade, trabalhei o texto: Admirável Mundo Louco de Ruth Rocha. Distribui o texto para os alunos, escrevi o título na lousa, fiz a leitura em voz alta, perguntei sobre o texto de forma geral, explorei bastante sobre o texto e a autora. Em seguida, sugeri que elaborassem 2 ou 3 perguntas para serem socializadas com os colegas, tornando assim uma atividade compartilhada e por ultimo, pedi que produzissem um texto com o mesmo título, enfocando suas próprias idéias.

19/09/2009
Neste encontro tivemos a dinâmica: Leitura Compartilhada: Só Pura Verdade (Hans Cristian Andersen);
Feedback das atividades vivenciadas em sala de aulas das unidades anteriores do TP4;
Feedback das atividades avaliativas aplicadas;
Resumo dos textos do TP1;
Início de estudo do TP1 – Variantes Lingüísticas: dialetos e registros cujo objetivo é relacionar língua e cultura. A cultura, entendida como um conjunto de formas de fazer, pensar e sentir de uma pessoa ou de uma sociedade, é uma construção histórica e varia no espaço e no tempo.
A língua é, ao mesmo tempo, a melhor expressão da cultura e um forte elemento de sua transformação, além disso, tem o mesmo caráter dinâmico da cultura.
Neste TP1, foi trabalhado o texto de referência de Travaglia, página 44. Uma atividade em grupo, na qual lemos e comentamos as variantes da língua. Em seguida, socializamos com os colegas.
Tivemos também a leitura do texto de referência de Graça Paulino – História de um Conceito e proposição de atividades para o próximo encontro.

26/09/2009
Recepção dos cursistas com citação de Clarice Lispector;
Dinâmica de acolhida (O amor de Deus por mim);
Socialização dos resultados das atividades aplicadas em sala de aula / TP1, verificação do portfólio e memorial;
Apresentação das conclusões a que chegamos com as leituras individuais em casa;
Realização de atividades;
Socialização, Teoria e Prática da unidade 3 /TP1;
Música Epitáfio e texto – Faxina;
Leitura do texto: Memorial – A Narrativa da própria História;
Dinâmica com desenho retratando o texto Memória (o que mais gostava de fazer e o que gosta atualmente);
Apresentação com uso do data show;
Vivenciei o texto da oficina 2 / Unidade 4 – A língua. Inicialmente, pedi que os alunos fizessem uma leitura seguida de comentários, logo após, foi feita a pesquisa das acepções da palavra língua. A partir daí, propus uma produção textual (descrição) enfocando as características físicas e psicológicas dos personagens.
Foi uma atividade diversificada e muito proveitosa, na qual caracterizou-se as duas modalidades da língua: a oral e a escrita.

17/10/2009
Citação de Leonardo da Vinci “Aprender é uma coisa que a mente nunca tem medo e nunca se arrepende”.
Revisão e sistematização das informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua (incluindo a intertextualidade);
Discussão dos pontos que apresentaram dificuldades de entendimento, ou que lhes parecem difíceis;
Referencia da unidade 3;
Formação de grupos para a elaboração de um plano de atividade de leitura do texto – A língua, relacionando-o com o assunto de nossa unidade;
Socialização das oficinas aplicadas anteriormente e proposição de atividades para o próximo encontro.

14/11/2009
Boas vindas;
Entrega, leitura e reflexão da mensagem Acordar;
Feedback dos encontros do TP2;
Dinâmica dos animais;
Divisão dos grupos para estudo;
Realização das oficinas;
Texto de referencia.
Iniciou-se o estudo do TP2 – Gramática: seus vários sentidos (Maria Antonieta Antunes Cunha) cujo objetivo é caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo.
Na sala de aula, trabalhei o avançando na prática, página 30, texto de Ivan Ângelo: O professor inesquecível. A princípio, foi feita a leitura individual do texto e leitura oral seguida de comentários. Logo após, sugeri uma produção de texto (narração em 1ª pessoa) com base nos mesmos fatos.
Vivenciei de forma rápida o texto de Maria Clara Machado – Maria e Pedro na Cova do Vento (oficina 3).
Distribui o texto com os alunos, pedi que lessem individualmente, fiz uma leitura oral, comentamos. Em seguida, propus que encenassem o texto.

12/12/2009
Jornada de trabalho – 8 horas/aula;
Dinâmica de acolhida e percepção (Desenhar o Sol);
Relato das experiências com a atividade de sala de aula e lições de casa;
Uso do data show;
Apresentações das conclusões a que chegamos com as leituras individuais e realização de atividades em grupos;
Estudo e oficina do TP5, tendo com temática: Estilística (Leila Teresinha Simões Rensi). Trata-se de um disciplina ligada à Lingüística, que se desenvolveu a partir do século XX, cujo objeto de estudo é o estilo. Estilo – modo pessoal de fazer algo.
No domínio da linguagem, estilo é a maneira de usar a língua para efeitos de sentido.
Neste TP5, vivenciei o Avançando na Prática da página 40 – texto: Palavra. Esta foi uma atividade bastante criativa e interativa na qual os alunos brincaram com as palavras.
Houve a leitura e socialização do texto da oficina 9 / Unidade 18, no qual foi discutido o uso da coerência textual.

19/12/2009
Dinâmica com o texto Traduzir-se (Ferreira Gullar);
Exercício de memorização;
Explanação de propostas do TP6 – uso do data show;
Argumentação e linguagem – Maria Luiza Monteiro Sales Coroa, cujo objetivo é identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos.
Neste encontro houve apenas leituras compartilhadas de alguns textos, seguidas de comentários.
Socialização das atividades anteriores;
Leitura de textos de memórias;
Apresentações de portfólios.











Referências Bibliográficas


COROA, Maria Luiza Monteiro Sales – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 3 – TP3: gêneros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

BARBATO, Silviane Bonaccorsi – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 4 – TP4: leitura e processos de escrita I / Caderno de Teoria e Prática 6 – TP6: leitura e processos de escrita II. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: linguagem e cultura / Caderno de Teoria e prática 2 – TP2: análise lingüística e análise literária. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

RENSI, Leila Teresinha Simões – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 – TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário