terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Portfólio e Memorial/ Deise M. Machado

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CORRENTES/PE.

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM GESTAR II






PORTFÓLIO







Correntes/PE- dezembro de 2009.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CORRENTES/PE.

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM GESTAR II





Portfólio apresentado a Professora Formadora Juzi Maria de Barros, do Curso Programa Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar II, para conclusão do referido curso.








Correntes/PE- dezembro de 2009.


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CORRENTES/PE.

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM GESTAR II


Biografia


DEISE MENDES MACHADO, residente na rua Emídio Tenório nº 11 Correntes/PE, nascido aos dois de janeiro de mil novecentos e setenta e nove, filha de José Mendes de Lima e Maria da Paz Machado Lima. Atualmente leciona no Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa, cursou Letras na UPE- Universidade de Pernambuco, com Especialização em Língua Portuguesa.







I ENCONTRO DO GESTAR II
INÍCIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO ANO LETIVO PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (5ª À 8ª)

DATA: 23/02/2009
LOCAL: Abertura – Câmara de Vereadores
CARAGA HORÁRIA: 8 horas (manhã e tarde)

Dada as boas vindas a todos os presentes, o encontro inicio com a apresentação do PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM- GESTAR II feito pela Coordenadora do Curso a Professora Jussara Rosa que falou informalmente sobre o objetivo do curso, seu funcionamento, carga horária, local de atuação, duração, apresentou a Professora Juzi Maria como formadora da área de Língua Portuguesa e o Professor Machado como Formador de Matemática, logo após foi executado o Hino, texto em slide: O Menestrel. Em seguida foi feito a divisão das turmas (Português e Matemática) feita à divisão cada grupo deu procedimento aos seus trabalhos. Foi realizada uma breve apresentação pessoal de cada professor cursista e foi elaborado um Contrato Didático, seguido de uma breve socialização grupal a respeito do mesmo. Dando continuidade aos trabalhos foi realizada uma Dinâmica para transposição didática (mudança de gênero) seguido da apresentação dos slides “imagens” gênero intuitivo e sistematizado.
Em grupos foi realizada a seguinte atividade:
· Atividade I – A Casa – observar a leitura e produzir:
Grupo I- vender a casa/ Grupo II- comprar a casa/ Grupo III- alugar a casa/ Grupo IV- tombar a casa/ Grupo V- roubar / Grupo VI- emprestar a casa para um amigo.

· Atividade II- Tango: Observar e produzir em grupo em forma de: rock, samba, bolero. Axé. Funk, tango, forró, etc (dramatização).
Avaliação do Encontro



II ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 27/02/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 08 horas (manha e tarde)
O encontro iniciou com uma mensagem de acolhida “A viagem” feita pela Coordenadora Jussara Rosa, seguida de uma reflexão por todos os presentes. Dando continuidade foi feita a apresentação do Kit do Gestar II, dando uma ênfase maior com leitura e explanação do guia, pois o mesmo é quem norteia todos os trabalhos, também foi feita a exposição do TP3. Em seguida foi realizada a atividade, ler o texto: “Traduzir-se” poema de ferreira Gullar e solicitado a transposição do texto verbal para a linguagem não verbal, por meio de imagens e cores. Realizados os trabalhos foi feito a socialização dos mesmos.
Dando continuação as atividades do dia: leitura de – Ruth Rocha- “Bom dia” e logo após, planejar uma proposta de trabalho (em grupo, sortear as páginas do texto do TP3 – versão do professor e do aluno-), aplicar em sala de aula e trazer uma experiência para o próximo encontro. Ainda foi realizado: apresentação das oficinas/ atividade extras: “Chico no Shopping- horóscopo- texto para enumerar/ musica de Zé Ramalho. O encontro foi encerrado com o texto da Águia.


III ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 18/04/2009.
LOCAL: Colégio Normal. M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

O encontro iniciou com uma dinâmica de acolhida saudando os presentes. Em seguida foram colocados os relatos das experiências com a atividade que ficou pra ser vivenciada em sala de aula no encontro anterior. Cada professor cursista relatou sua experiência e de que forma vivenciou a tarefa e qual resultado obteve. Em seguida a realização da atividade extra 1- gêneros textuais, socialização da atividade 1- socialização e Teoria e Prática da unidade 9.
Dando continuidade foi feita a apresentação da unidade 10 com o uso do data show. A turma foi dividida em dois grupos para realização das atividades 1 e 2 P. 58 e 59; seguida de socialização das respostas as questões das atividades 1 e 2. Para finalizar foi dadas orientações para o desenvolvimento das atividades do avançando na prática. Avaliação do encontro.

IV ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 02/05/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARAGA HORÁRIA: 04 horas

Com uma dinâmica de acolhida (Entrevistando com Música) foi iniciado o encontro. Logo após foi vivenciado os relatos das experiências das atividades realizadas em sala de aula seguida das apresentações das conclusões que se chegou com as leituras individuais em casa. Foi feito feedback das atividades realizadas do TP4- AAA4 (versão do aluno), como cada professor cursista trabalhou de acordo com a realidade de cada sala de aula, as dificuldades diagnosticadas e soluções acatadas para melhoria na aprendizagem do aluno, tendo em vista que o objetivo do curso é acrescentar na prática cotidiana da sala de aula. Continuando, foi feita uma exposição oral, através de slides e apostilas sobre a elaboração do portfólio (ARTMED Editora, 2001), realização de oficina e avaliação do encontro.

V ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 30/05/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

As 13: 00 hora iniciou o encontro com uma dinâmica de acolhida e reflexão, alguns professores cursistas colocaram suas considerações e o encontro prosseguiu com os relatos das atividades que ficaram no encontro anterior para serem vivenciadas na sala de aula, realizada esta socialização foram coladas as apresentações das conclusões a que chegaram com as leituras individuais em casa. Realizadas as atividades / socialização da atividade – Socialização e Teoria e Prática da unidade 13 TP4. Em grupos de três foram realizados as atividades P. 58 do TP4. Avaliação do encontro e encerramento.

VI ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 12/06/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

O encontro iniciou com uma dinâmica de acolhida seguida de reflexão e apresentação dos trabalhos realizados em sala de aula suas colocações pertinentes a respeito de cada atividade e seu desenvolvimento. Foi feito apresentação das conclusões a que chegaram com as leituras individuais em casa e a socialização das atividades de Teoria e Prática da unidade 13 TP4. Dividida a turma em grupos de três foram realizadas as atividades do TP4 P. 54 seguida de sistematização das atividades. Revisão das atividades solicitadas e orientações para organização do portfólio dos cursistas. Avaliação do encontro.

VII ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 01/08/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

Com uma dinâmica de memorização e descontração foi dado inicio a mais um encontro do GESTAR II, seguido de depoimentos dos cursistas, feedback de registro oral e escrito das atividades realizadas em sala de aula através da troca de experiências. Foi feita a leitura de um poema Cidadezinha Qualquer (Carlos Drummond de Andrade), tendo em vista que em agosto é comemorado o aniversário deste município (Correntes/PE) fomos orientados a trabalhar este poema “Cidadezinha Qualquer” e, a partir daí os próprios alunos construírem seu próprio texto em homenagem ao aniversário do município. Tivemos ainda a explanação: sugestão da oficina – A poesia Conta História e Conta Poesia. Foi feito o planejamento da referida unidade em equipe, em seguida tivemos a apresentação do poema: Trinta e três coisas à toa que me deixam feliz. Avaliação do encontro.


VIII ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 22/08/2009.
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

A coordenadora Jussara Rosa deu inicio ao encontro com uma dinâmica de memorização e descontração. Foi realizada a apresentação e leitura da pauta. Logo em seguida foi feito o feedback das atividades vivenciadas em sala de aula das unidades 13 e 14 do TP4 e socialização dos conteúdos.
Finalizado os relatos, foi vivenciada a leitura e discussão dos conteúdos da unidade 14 e textos de apoio versão do aluno, em seguida, distribuição e análise da avaliação diagnóstica (primeira entrada). Avaliação do encontro.




IX ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 09/09/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

No inicio do encontro foi feito uma leitura compartilhada (dinâmica) SÓ A PURA VERDADE (Hans Cristian Andersen). Dando continuação aos trabalhos foi feito o feedback das atividades vivenciadas em sala de aula das unidades anteriores do TP4 e também foi feito o feedback das atividades avaliativas aplicadas. Foram elaborados os resumos dos textos do TP I e resumo da unidade I seção. Avaliação do encontro.


X ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 26/09/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

Dinâmica de acolhida: O amor de Deus por mim.
O X encontro teve como objetivo: socializar as atividades do TP I, verificação do portfólio e memorial. Foi vivenciado os relatos das experiências vivenciadas em sala de aula por cada professor cursistas, em seguida foram feitas as apresentações a que chegaram com as leituras individuais em casa com a socialização e Teoria e Prática da unidade 3 TP I . Na seqüência foi realizado um momento de reflexão com a música Epitáfio e o texto faxina. Alguns professores cursistas fizeram a leitura do texto Memorial para apreciação dos mesmos, seguido de uma dinâmica com desenho retratando o texto Memória (O que mais gostava de fazer e o que gosta atualmente. Foi realizado um estudo em grupo para atualização dos portfólios. Encerramento com avaliação do encontro.



XI ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 17/10/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

“Aprender é uma única coisa que a mente tem medo e nunca se arrepende” Leonardo da Vinci.

Objetivos do encontro: Rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino do língua. Avaliar a prática docente, com relação a atividades ligadas à leitura e a produção de texto.
Na primeira parte do encontro foi discutido os pontos que apresentaram dificuldades de entendimento, comentários pela relevância ou pela discordância de pontos de vista colocados pelos professores cursistas.
Na segunda parte foi feito os relatos das experiências desenvolvidas com as turmas por cada cursistas, depois da socialização foi realizado um estudo em grupo para elaboração de um plano de atividade de leitura e produção textual. Finalizado todas as atividades foi encerrado o encontro com a Avaliação do mesmo.

XII ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 21/11/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

O encontro iniciou com a leitura e reflexão da mensagem ACORDAR. Em seguida foi feita as leituras de alguns memorias e apresentação de alguns portfólios. Foi realizado o feedback das atividades do encontro anterior do TP2 e divisão dos grupos para o estudo do TP5, realização das oficinas, textos de referencias e lições de casa. Foi realizada a dinâmica dos animais. Avaliação do encontro.

XIII ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 28/11/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

Cumprimentado a todos a Formadora iniciou o encontro com as leituras dos memorias e portfólios e feedback das atividades desenvolvidas em sala de aula, objetivando a troca de experiências entre os cursistas, cada participante socializava suas conquistas e encontrava meios para solucionar dificuldades encontradas. Encerrados todos os relatos e repassado pela formadora as lições de casa, o encontro foi concluído com a avaliação.

XIV ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 12/12/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 08 horas

Abertura: dinâmica de acolhida
Socialização das experiências com a atividade de sala de aula/ lições de casa, apresentações das conclusões a que chegaram com as leituras individuais. Logo após todas essas colocações foi realizado a explanação do TP6 unidade 21, 22 e 24. Foi analisado um texto de argumentação e linguagem: Maria Luiza Monteiro Sales Correa e o processo de produção textual: edição Revisão: Silviane Bonarccosi Barbato; leitura para adolescentes: Maria Antonieta Antunes Cunha. Em grupo foi realizado as atividades em seguida a socialização das mesmas. Avaliação do encontro.

XV ENCONTRO DO GESTAR II

DATA: 19/12/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 HORAS

Iniciou-se o encontro com uma dinâmica: texto “Traduzir-se” Ferreira Gullar, exercício de memorização. Feita a troca de experiências entre os participantes e as conclusões das leituras individuas, foi feita a apresentação de alguns portfólios e leitura de textos de memórias. Dando procedimento aos trabalhos, foi dividida a turma em grupo para a conclusão do Projeto final do curso, concluídas as atividades do projeto foi encerrado o encontro com a avaliação final.













MEMORIAL: “A vida ou é uma aventura ousada ou não é nada”
Os limites do mundo os meus pés não ultrapassam, mas o que de mais alto existe, minha alma alcança.
Pe. Fábio de Melo

Aos três anos de idade já acompanhava minha mãe que ensinava a uma turma de adulto, eu ficava rabiscando e pintando desenhos. Apenas aos sete anos é que eu tive a oportunidade de iniciar a primeira série, tendo como professora minha mãe, até a quarta série. Estudar com minha própria mãe tinha suas vantagens e suas desvantagens, como professora ela era rigorosa comigo, como se eu tivesse que ser exemplo para os outros. E quem disse que eu tinha que ser?
Mas por outro lado sempre fui muito esforçada (não para provar nada a ninguém), os livros sempre me instigaram e a vontade de conhecer o desconhecido mundo do conhecimento me fez vencer as barreiras e estudar. As dificuldades eram muitas, mas eu aprendi que elas existem para serem superadas. Quando terminei a quarta série no sitio precisava vir para a cidade pra poder cursar a quinta série, morávamos a seis quilômetros e meio daqui da sede, não existia nenhum meio de transporte estudantil. E agora? Meus pais não me deixavam vir sozinha estudar, pois me achavam muito pequena (e ainda sou) com 11 anos apenas. Minha mãe (claro que tinha que ser ela) tomou a iniciativa de falar com minha madrinha e pedir para que eu ficasse na casa dela durante a semana e, minha madrinha a Professora Helena Chaves prontamente aceitou.
O dilema de sair de casa foi o meu maior desafio. Hoje recordando tudo isso ainda sinto como foi doloroso aqueles tempos (ainda bem que passou) eu era muito tímida (era) nunca tinha saída de casa, conhecia o mínimo da vida. Um ano se passou terminei a quinta série e no outro ano já na sexta série eu implorei a meus pais que me deixassem ficar em casa, me comprometi que agüentaria ir todos os dias para a cidade. E eu consegui, hoje estou aqui. Cursei de quinta a oitava serei na Escola Augusto Lúcio, onde tive a oportunidade de ter professores maravilhosos, fiz amigos, pessoas que sempre me estenderam a mão todas as vezes que precisei.
O antigo segundo grau fiz no Colégio Normal. Cursei o curso de Contabilidade, conheci novos professores entre eles a Professora Juzi Maria, formadora do Gestar II, Jozenilda, Jozineide, Quitéria e Rosinete, colegas cursistas, que sempre procuram nos mostrar que estudar é o caminho mais seguro para abrir todas as portas sejam elas quais forem. Para falar a verdade eu não tinha vontade de ser professora, talvez porque passei boa parte da minha vida vendo as dificuldades da minha mãe preenchendo aquelas enormes cadernetas, tantas reuniões e todas aquelas dificuldades de se locomover do sitio para cidade. Mas o tempo passa e a gente repensa nossas escolhas. No curso de contabilidade tive o prazer de conhecer alguém que fez uma diferença enorme na minha caminhada estudantil, com certeza sem ela os obstáculos teriam sido bem mais difíceis de serem superados, pois aquela velha timidez ainda fazia parte da minha vida. Estou falando da minha inseparável colega de sala de aula e porque não dizer da minha amiga Mary. Quando conheci Mary a minha trajetória de aluna mudou, com ela aprendi muitas coisas, estudávamos praticamente todos os dias e juntas decidimos qual era o curso superior que iríamos fazer, escolhemos letras, passamos no vestibular. Lembro-me que quando recebi o noticia que tinha passado no vestibular a minha primeira preocupação foi saber se Mary também tinha e só consegui comemorar quando soube que ela tinha passado também, fizemos a graduação juntas e hoje estamos aqui de novo. Obrigada Mary.
Em 2002 fui embora morar no município de Saloá e no momento eu trabalhava como Secretária na paróquia. Até então nunca tinha trabalhado na área da educação. Em 2005 recebi um convite para assumir uma sala de aula cobrindo uma licença médica (e modéstia parte nunca tinha me imaginado numa sala de aula, fiquei pasma e pra piorar minha situação quando perguntei qual era a disciplina, me disseram: Inglês) não ousei perguntar mais nada. Bom, disse que aceitava afinal de contas eu era uma professora, ou melhor, sou. Naquele mesmo instante o Diretor daquela referida escola que eu iria ensinar chegou e comunicou a secretária de educação que já tinha uma pessoa para assumir as aulas. Que alivio! Claro que a secretária ficou muito brava, eu agradeci e sai feliz (vai entender o ser humano).
Neste mesmo dia recebi na minha casa a visita do senhor Prefeito e da Secretária de Educação, quando vi os mesmos ali na minha frente, pensei: vieram me devolver às aulas (que aflição!) conversar vai, conversa vem, me pediram desculpas pelo acontecido e me fizeram outro convite, desta vez para trabalhar como Coordenadora do Projeto Alfabetizar com Sucesso (este sim, me deixou muito feliz, afinal eu tinha uma curiosidade muito grande de trabalhar dentro da educação, o medo era de ir pra sala de aula).
O Alfabetizar com Sucesso foi à base da minha vida como educadora, lá tive oportunidade de viajar, conhecer outras realidades, pessoas com pensamentos diferentes e a partir daí eu tive certeza que eu tinha feito a escolha certa na educação, e também passei a ver a sala de aula com outros olhos. Ainda como coordenadora, em 2006 me chamaram também para lecionar (neste mesmo ano eu fiz Especialização em Língua Portuguesa) e eu claro que aceitei e foi uma experiência incrível fiz muitas amizades como meus alunos e hoje eu me sinto muito feliz quando encontro alguém que me chama logo de professora, o carinho deles, tudo isso não tem preço.
Em 2008 tive a oportunidade de prestar concurso aqui na minha terra (Correntes/PE) e tive a alegria de passar e ser chamada pra lecionar. Ainda estou engatinhando, aprendendo todos os dias, principalmente com os meus alunos, cada dia um batalha. Aqui mesmo surgiu a oportunidade de fazer o GESTAR II, mais um desafio. Como já foi colocado em outros momentos o GESTAR II veio para acrescentar no nosso trabalho no dia-a-dia. Tive o privilégio através deste curso de participar do VII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, quanta honra está entre pessoas tão capacitadas, a vida é feita de oportunidades (ainda bem que aproveitei, falando em oportunidade não posso esquecer de registrar que a noite (30/09) eu tive o prazer de ver o meu “São Paulo” jogar e o que é melhor ganhar. Obrigada GESTAR II ). Finalizo este texto memorial com uma frase do grande Educador Gabriel Chalita:
Aos velhos e jovens professores, aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz. Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes.
Deise Mendes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário