segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Memorial: “Só se compreende a vida olhando-se para trás, mas só se vive olhando para frente.
Minha trajetória acadêmica iniciou no ano de 1975, aos 07 anos de idades, no grupo escolar Professora Clarice Godoy, localizado no espaço urbano na cidade de Correntes PE. Sempre fui ativa e participativa, não sentindo dificuldades como a socialização.
Naquela época entrei na escola sem fazer o infantil, por isso nas séries iniciais era feito um apanhado geral da coordenação e logo era visto as letras, números e todos os conteúdos programados. “O questionamento deve fazer parte da aula do começo ao fim”. Maria Terezinha Figueiredo.
Os meus pais me encaminharam à escola porque queriam que eu aprendesse a ler e estudasse para ter uma boa profissão. Naquele tempo o contato com os livros impressos não era tão incentivado como é hoje e os livros que líamos eram as cartilhas.
A forma de alguns docentes trabalharem era rigorosa e autoritária, existia uma linha errônea de pensamento onde o professor era o dono do saber. “ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção, ou a sua construção.” Paulo Freire.
Recordo-me com saudade dos recreios onde pulava e brincava com três irmãos e vários colegas. Lembro-me que meu irmão Mozart ganhou sua primeira calça comprida; era azul e tinha um zíper. Ele todo empolgado vestiu e fomos para mais um dia de aula, durante o recreio quando foi ao banheiro o zíper enganchou e foi aquele corre- corre de alunos e funcionários, mas finalmente tudo acabou bem.
Cursei de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental na Escola Augusto Lúcio da Silva, que tinha um espaço amplo e uma quadra maravilhosa, desfrutei de momentos prazerosos com professores inesquecíveis.
Mas, foi cursando o Magistério que me encontrei e descobri com meus professores o encantamento de ser professor, foi amor a primeira vista.
No Ensino Superior fiz Letras e dei continuidade ao que já almejava “Ser Professor”. Neste período engravidei e casei, nasceu Giovane razão da minha vida, depois de dois anos infelizmente o meu casamento chegava ao fim. Voltei para a casa dos meus pais, recomeçava uma nova vida com muitas dificuldades, mas busquei no meu filho força e coragem para superar os obstáculos e as dificuldades existentes, graças ao meu bom Deus conclui o Ensino Superior. Porém, a vida prepara mais uma surpresa, tira o meu bem preciso, a minha sustentabilidade, o meu esteio de vida para com meu filho, o pai avô que ele teve até 04 anos. Como diz Paulo Coelho “o guerreiro da luz acredita em milagres. Tem certeza que seu pensamento pode mudar sua vida. E a experiência do combate que fortalece, então quando menos espera uma nova porta se abre.” Fiz duas Pós- Graduação, uma em Letras e outra em Psicopedagogia.
Em janeiro de 2009 sou nomeada pela Secretária de Educação Evaneide Leite, como coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa, onde leciono.
Através da Secretaria de Educação, Correntes teve o prazer de implantar o Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar- Gestar II, onde tivemos a honra de ter como formadora a Professora Juzi Maria Barros, que nos fez acreditar que a Educação é o caminho para chegarmos onde queremos. Concordo com Paulo Freire quando diz que “Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível.” Mas para isso é necessário acreditarmos.

Cristiane Teixeira Jorge



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CORRENTES/PE.

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM GESTAR II






PORTFÓLIO






Correntes/PE- dezembro de 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CORRENTES/PE.

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM DA APRENDIZAGEM ESCOLAR- GESTAR II













Correntes/PE- dezembro de 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CORRENTES/PE.

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM DA APRENDIZAGEM ESCOLAR- GESTAR II


BIOGRAFIA

CRISTIANE TEIXEIRA JORGE, nascida aos 29 de dezembro, filha de: José Teixeira de Araújo e Maria Jorge Teixeira. Graduada e Pós- Graduada pela Universidade de Pernambuco- UPE- Faculdade de Ciencias, Educação e Tecnologia de Garanhuns- FACETEG. Em 1987 trabalhou como Coordenadora Pedagógica de 1ª a 4ª série na Escola Municipal Professora Jandira Pedrosa, logo em seguida prestou concurso público, tendo passado no concurso continuou na mesma função por 04 anos. Em seguida passou a exercer a função de Professora de 5ª a 8ª série no Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa, onde permanece até os dias atuais, com uma função a mais hoje, Coordenadora Pedagógica (5ª a 8ª) na mesma Instituição.




I ENCONTRO 26/02/2009
No dia 26 de fevereiro de 2009 ás 08:00 horas na Câmara Municipal de Vereadores, acontecia a abertura da Formação Continuada do ano letivo para os Professores do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série). Em seguida fomos para a Escola Municipal Professora Jandira Pedrosa, onde iniciamos o I Encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, com a Professora Formadora Juzi Maria de Barros e a Coordenadora Professora Jussara Rosa. As atividades iniciaram-se com a apresentação de um texto em slide: O Menestrel. A formadora Juzi Maria pediu aos professores cursistas que explicassem o que entendeu. A coordenadora Jussara Rosa falou da importância do Gestar II e do compromisso que estávamos assumindo durante um ano. Logo após, a formadora Juzi fez uma dinâmica para transposição didática (mudança de gênero). Foi apresentado um slide com imagens- gênero intuitivo e sistematizado.
Houve a divisão dos grupos para começar a trabalhar a atividade I com um texto sobre: A casa. O 1º grupo ficou com vender a casa; o 2º grupo comprar a casa; o 3º grupo alugar a casa; 4º grupo tombar a casa; 5º grupo roubar a casa e o 6º grupo emprestar a casa para um amigo.
A sala organizou-se para iniciar as apresentações dos trabalhos. Os grupos se apresentaram enfatizando as diversidades da compreensão de um texto. Com os mesmos grupos organizados foi repassado a segunda atividade com um texto: Tango, onde os grupos iriam observar o texto e produzir dramatizando em forma de: rock, samba, bolero, axé, funk, tango e forró. Os grupos fecharam as apresentações com uma diversidade de metodologia, ensinamento e criatividade.

II ENCONTRO 27/02/2009
Começamos com uma mensagem “A viagem” lida pela coordenadora Jussara e, comentada por todos. Apresentação do kit do Gestar II, explanação do guia e exposição do TP3, onde foi solicitado pela formadora Juzi a transposição do texto verbal para a linguagem não verbal, por meio de imagens e cores de um poema de Ferreira Gullar. Apresentação do trabalho solicitado.
Quando retornamos do almoço fizemos a leitura da história de Ruth Rocha “Bom dia”.
A formadora dividiu os grupos e pediu que elaborássemos uma proposta de trabalho com experiência exitosa para trazermos no próximo encontro.
Tivemos algumas atividades extras: Chico no Shopping/ Horóscopo/ Texto para enumerar. Em seguida uma música de Zé Ramalho para relaxarmos. Encerramos com o texto da Águia, onde houve a participação e a colocação de todos.

III ENCONTRO 18/04/2009
Fomos acolhidos com uma dinâmica.
Cada professor relatou as experiências das atividades em sala de aula e a realização da atividade extra 1- Gêneros Textuais e Socialização da atividade 1. Socialização teoria e prática da unidade 9.
A formadora Juzi e a coordenadora Jussara fizeram uma apresentação no data show da Unidade 10. Dividiu a sala em grupos para realização das atividades 1 e 2. Em seguida cada grupo socializou as respostas.
O encontro foi encerrado com as orientações para o desenvolvimento das atividades do avançando na prática.

IV ENCONTRO 02/05/2009
Houve uma dinâmica de acolhida (Entrevistando com música).
Foi feito uma apresentação das conclusões sobre as leituras individuais em casa e um feedback das atividades realizadas do TP4- AAA4 (versão professor e aluno). Em seguida a formadora Juzi fez uma exposição oral, através de slides e apostilas para elaboração do portfólio.
Realização da oficina, freqüência e avaliação.

V ENCONTRO 30/05/2009
Dinâmica de acolhida.
Os professores relataram as experiências e conclusões das atividades aplicadas em sala de aula e socializando teoria e pratica da unidade 13 TP4.
Apresentação com o uso do data show.
Divisão da sala em três grupos para realização das atividades p. 58 do TP4. Apresentação no data show. Divisão dos grupos para realização das atividades p.54 do TP4. Sistematização das atividades. Orientações para organização do portfólio. Avaliação do encontro.

VII ENCONTRO 01/08/2009
Dinâmica de memorização e descontração.
Depoimento dos professores, feedback através de registro oral e escrito da atividades realizadas e troca de experiências.
Leitura de um poema de Carlos Drummond de Andrade “Cidadezinha Qualquer”. Explanação do poema. Sugestão da oficina, a poesia conta história e conta poesia. Os grupos se dividiram para planejar a unidade. Houve a apresentação do poema: Trinta coisas à toa que me deixam feliz.
Os professores fizeram a avaliação do encontro e o quanto acharam satisfatório.



VIII ENCONTRO 22/08/2009
O encontro foi iniciado com a apresentação e leitura da pauta, em seguida uma socialização das atividades vivenciadas em sala de aula das unidades 13 e 14 do TP4 e explanação dos conteúdos.
Foi feito uma oficina com leitura e discussão dos conteúdos da unidade 14 e alguns textos de apoio.
Foi entregue uma avaliação para analisarmos e dá o nossa diagnostico.

IX ENCONTRO 19/09/2009
Iniciamos com uma leitura compartilhada, “Só pura verdade” de Hans Cristian Anderson. Foram apresentadas as atividades vivenciadas em sala de aula das unidades anteriores do TP4. Resumo dos textos TP1. Avaliação do encontro.

X ENCONTRO 26/09/2009
Os professores foram recepcionados pela formadora Juzi com uma citação de Clarice Lispector.
Dinâmica de acolhida “O amor de Deus por mim”. Comentários. Apresentação das conclusões e das atividades do TP1. Música Epitáfio e texto faxina. Escutamos e comentamos. A formadora Juzi explicou o que era um Memorial, narrativa da própria história e pediu que retratássemos o texto de memória, dizendo o que mais gostávamos de fazer e o que gosta atualmente.
Apresentação com uso do data show. Divisão dos grupos para atualização do portfólio. Avaliação de encontro.

XI ENCONTRO 17/10/2009
Iniciamos nossa aula com uma citação de Leonardo D’ Vinci “Aprender é uma única coisa que a mente nunca tem medo e nunca se arrepende”. Comentários.
Nossas atividades começaram com a divisão dos grupos para rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua, incluindo a intertextualidade. Avaliando a prática docente, com relação a atividades ligadas a leitura e a produção de textos, elaboramos um plano de atividade de leitura relacionado ao assunto de nossa unidade. Apresentação dos grupos. Avaliação do encontro.

XII ENCONTRO 21/11/2009
Reflexão da mensagem “Acordar”. Comentários.
Os professores começaram a fazer a leitura dos memoriais. Em seguida alguns apresentaram o portfólio. Fizeram uma abordagem do feedback dos encontros do TP2. Apresentação da dinâmica dos animais.
Os grupos se dividiram para trabalhar o TP5. Conclusão dos trabalhos. Texto de referencia e lição de casa. Avaliação do encontro.

XIII ENCONTRO 28/11/2009
Dinâmica de acolhida.
A professora fez uma retomada do encontro anterior, em seguida os professores continuaram apresentando os memoriais e portfólio.
Lição de casa, avançando na prática. Avaliação do encontro.

XIV ENCONTRO 12/12/2009
Dinâmica de acolhida.
Relato das experiências com as atividades feitas em sala de aula. A formadora Juzi fez uma explanação da proposta do TP6 no data show. Em seguida dividiu os grupos. Primeiro grupo: Argumentação e Linguagem; segundo grupo: O processo de produção textual, planejamento e escrita; terceiro grupo: O processo de produção textual e o quarto grupo: Leitura para adolescentes. Apresentação dos grupos. Avaliação do encontro.

XV ENCONTRO 19/12/2009
Dinâmica de acolhida com o texto “Traduzir-se” de Ferreira Gullart. Exercício de memorização. Apresentação dos memoriais e portfólios. Conclusão do projeto. Avaliação do encontro.

Um comentário:

  1. Aos poucos estamos enviando textos de memória e portfólios da turma Correntes do Aprender encerrado em dezembbro de 2009.
    Juzi Barros - professora formadora.

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