domingo, 31 de janeiro de 2010

memorial da professora formadora JUZI

Revigorando a Memória

No Calendário da vida há datas inesquecíveis, entre elas é o dia em que recordo-me saudosa o dia da minha matrícula, com a professora Maria Luíza Santos, mestra que me fez descobrir as primeiras palavras através do código escrito, pois além desta a minha primeira experiência com o letramento foi no seio familiar observando curiosamente a leitura do jornal realizada pelo meu pai e o acompanhamento sistemático pela minha mãe nas tarefas de casa enquanto costurava. Encantava-me também as cartas que ela escrevia e recebia dos parentes mais próximos. Essa experiência me fascinava a leitura e escrita como se assim pudesse os imitar no que faziam naquela época. Os contos de Grimm, ainda sem imagem colorida mexiam com a minha imaginação, me encantando enquanto lia, foi essa intimidade que levou-me a outros clássicos da literatura, e assim considero este fazer como minha opção pelo gosto da literatura incluindo aí a irmã Maria Coelho, professora de português, na qual me espelhei através das Letras para a qual me graduei e me especializei como professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede municipal e estadual mediante concurso público que foi um sonho realizado. Conhecendo a nova proposta de ensino de Língua fui me encantando e acreditando na Ciência da Lingüística a ponto de fazer um estudo de nível Strictu Sensu, mestrado pela Universidade Internacional de Lisboa enfocando as variedades lingüísticas como o resultado da origem das línguas de todos os nossos ancestrais existentes no universo lingüístico da face da terra. Atualmente, como formadora do GESTAR venho adquirindo conhecimentos novos sobre o ensino de língua, os quais são compartilhados com doze professores de Língua Portuguesa que aplicam em seu dia-a-dia as aulas propostas pelo programa e trazem resultados diferentes e positivos, pois, como se sabe nenhuma turma é homogênea.
Realizada em parte como profissional, continuo ansiosa pelo saber, pois quando absorvo percebo que tenho grandes reservas para produzir. Dentre os escritos destaco: O Ninho da Lavandeira, como texto que me sensibilizou a escrever para assim compartilhar com meus leitores a importância da preservação da vida.
Como Pessoa tenho a minha família como partes de mim que assim estão disseminadas e que tanto preso, primando sempre pelo bem-estar e sucesso de todos. Assim, não me encontro mais como um único ser, mas em partículas denominadas Ivo, Ivysson, Samir e Iago, nos quais principalmente encontrei forças para chegar até aqui 04/11/09 data em que tive inspiração para o relato deste significativo texto de memória ao qual agradeço a equipe do GESTAR II, especialmente a professora Aya Ribeito pela solicitação que com muito carinho viajei no tempo e busquei lembranças que só a memória é capaz de guardar e retratar no tempo certo.
Juzi Maria de Barros Ferreira e Souza
Professora Formadora do Programa GESTAR II – Língua Portuguesa
Correntes - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário