domingo, 31 de janeiro de 2010

PROJETO GESTAR II CORRENTES PE ( PROFESSORA FORMADORA JUZI)

Secretaria Municipal de Educação das Correntes-PE







Projeto apresentado a professora formadora do programa Gestão da Aprendizagem – GESTAR II, Drª Aya Ribeiro para apreciação da proposta (produto final) da turma de Correntes – Pernambuco.



Juzi Maria de B. Ferreira e Souza.







Correntes, dezembro/2009
Projeto de Leitura

1.Introdução

.O ato de ler é inerente ao ato de conviver com os saberes existentes no espaço de letramento do contexto humanista, pois,segundo Paulo Freire (2000), aprender a ler, escrever e alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade; portanto, este projeto consiste em promover seminários bimestrais aos estudantes de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª série através dos subsídios teóricos de aprendizagem e de didáticas específicas às áreas de conhecimento, sem perder de vista a presença da literatura, primando assim pelos gêneros literários contidos na proposta do programa GESTAR II – Gestão da Aprendizagem ressaltando seus autores como os expoentes da arte de falar e de escrever.

2. Justificativa
Sendo a leitura e a escrita uma linguagem que se traduz em várias formas de expressão de modo a comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, podemos considerá-la como agente de desenvolvimento do raciocínio critico -psicológico, além de poderoso meio de integração social. Isto posto, acredita-se que a proposta: leitura e escrita com literatura em foco, conduz ao conhecimento de importantes meios de expressão humana e integra experiências que envolvem a percepção respeitando a pluralidade cultural. Logo, a participação e integralização dos estudantes na escola é um aspecto indispensável na construção das aprendizagens na sociedade contemporânea.
3. objetivo geral
Reconhecer possibilidades de leitura e escrita de modo individual e coletiva, proporcionando ao educando da 1ª etapa do ensino fundamental (5ª à 8ª série), o prazer de ler com enfoque na leitura, vivenciada em forma de seminários ao longo do ano de 2010.
4. objetivos específicos
1. Conscientizar o aluno sobre a importância da leitura de textos literários
2. Propor leituras literárias definindo o autor e a obra.
3. criar um ambiente escolar propício a esse tipo de leitura.
Desenvolver através da linguagem literária a elevação da auto-estima e o incentivo pela literatura
5.Metodologia
• Através de seminários que deverão ser apresentados ao final de cada bimestre;
• resumos explicitados em jornais programados pelo aluno, obedecendo um roteiro literário;
• contar as histórias acrescentando seu ponto de vista;
• desenvolver biografia como forma de entender a temática inserida muitas vezes, no contexto e intexto da leitura;
situar a obra literária no tempo e no espaço valorizando o tempo psicológico dos personagens
• relação entre espaço físico da obra literária e localização nesta era contemporânea;
• visitação a biblioteca para desenvolver uma coleta de dados bibliográficos que facilitem a interação do material paradidático;
seleção de um grupo especial que seja multiplicador dos temas literários no convênio escolar ;
• culminância de todos os trabalhos literários que servirão como complemento do acervo bibliotecário, apresentados nos momentos de seminários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário