terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Memorial: “A vida é um presente e, viver é uma arte”

Não recordo exatamente do ano que comecei a estudar, recordo não ter idade para entrar na escola, assim comecei a chorar quando a diretora informou não poder matricular-me, mesmo assim deixou-me freqüentar as aulas lá na escola Profª Clarice Godoy. Fiquei lá até a 3ª série, depois mudei para a Escola Joana D’ arcy, no Alto de São José, onde morava, estudei 03 anos com a Professora Filomena Teixeira e, retornei ao Clarice Godoy para cursar a 4ª série. Sou filha de agricultores e, sou a ultima filha dos 10 irmãos, dois quais 07 são falecidos e dos 03 vivos apenas eu consegui terminar meus estudos e tornar-me professora como eles falam. Minha mãe casou com 18 anos, cuidou dos filhos e da roça, morava no sitio distante de tudo, a escola era só as que existiam no sitio e assim mesmo meus irmãos estudaram só o suficiente para assinar o nome como eles dizem. Comecei a 5ª série no Colégio Normal Municipal das Correntes, hoje Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa, ficando até concluir o Magistério e o Contabilidade. Recordo de alguns professores que foram especiais na minha história Juzi professora de português; José Valdemir (in memoriam), irmã Socorro professora de psicologia; D. Ivani- Inglês. Na adolescência gostava de lê gibi e romance Julia e Sabrina. Passava a noite, envolvia-me na história, sendo uma das personagens. Estudar nunca foi difícil para mim, sempre gostei e curti tudo que a vida me oferecia de bom. Fui catequista mirim, de 1ª Eucaristia, de perseverança e atualmente estou na Pastoral do Batismo a uns 09 anos. Fiz parte do grupo jovem JUAC- Jovens Unidos no Amor de Cristo, fiz parte da coordenação diocesana da PJMPR- Pastoral da Juventude do Meio Popular Rural por 03 anos. Foram experiências fundamentais para meu fortalecimento espiritual e profissional. Fui Conselheira Tuletar por 03 anos, eleita com 1.060 votos, no período de 2001 a 2003. O cidadão faz sua história, participando, agindo e interagindo.
Na faculdade, optei por Letras por gostar de ler, e pelo encanto por este mundo de leitura. Foi um período rico, porém difícil, passei os 04 anos da graduação usando bônia, tive problema sérios de queda de cabelo, de causa emocional, não decorrente do estudo, mas fatores apenas emocionais. Conclui em 1996 e apenas, 13 anos depois é que resolvi fazer a Especialização em Língua Portuguesa. Durante o período em que estava na faculdade trabalhei como contratada na Escola Augusto Lúcio e na Escola Profª Clarice Godoy. Em 2008, prestei concurso no município (Correntes) fui aprovada e desde então trabalho na Escola Atalibal Victor.
Em 2009, tive a oportunidade de participar do GESTAR II, gostei da metodologia do curso, do material, da professora formadora Juzi Maria. Foi uma experiência muito rica, porque partilhei com meus alunos, crescemos juntos. O Gestar II proporcionou a organização do nosso saber, a organização dos gêneros textuais de forma prática e a vivencia deles. A conclusão deste curso foi satisfatória. A troca de experiências entre os professores enriqueceu o curso, formamos um grupo, tecemos metas a cumprir em 2010 e o Gestar II está incluindo em nosso plano de trabalho com uma diferença: já conhecemos o material. Assim, torna-se mais prático sua utilização.
Finalizo este memorial agradecendo a Deus pela oportunidade que me deu de crescer e fazer minha escolha com segurança e com metas claras a cumprir em minha vida profissional, agradeço ainda, a todos os professores que passaram em minha vida, os que lembro e os que não lembro, porém, uma coisa é certa, suas contribuições foram fundamental para minha formação.

“O paraíso é manter o controle apesar do medo e o inferno é perder o controle apesar do poder.” (Autor desconhecido).

Maria do Carmo de Souza Schonarth,





















SECRETARIA municipal DE EDUCAÇÃO
CORRENTES/PE

PROGRAMA GESTAR II- Língua Portuguesa
Maria do Carmo de Souza Schonarth





PORTIFÓLIO











Correntes /PE- dezembro de 2009.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CORRENTES/PE


PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM- GESTAR II



Portfólio apresentado a Professora formadora Juzi Maria de Barros, do Curso Programa Gestão da Aprendizagem Escolar GESTAR II, para conclusão do referido curso.









Correntes/PE, dezembro de 2009.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM GESTAR II



BIOGRAFIA



MARIA DO CARMO DE SOUZA SCHONARTH, nascida em 01 de maio de mil novecentos e setenta, no município de das Correntes/PE, filha de: Luis Amaro de Souza e Josefa Maria de Souza. Iniciou os estudos aos 06 anos na Escola Profª Clarice Godoy, fez o ensino fundamental e magistério no Colégio Normal Municipal das Correntes e o Curso de Letras na UPE- Universidade de Pernambuco, concluindo em 1996. Após treze anos fez o curso de Especialização em 2009 e no mesmo ano o curso Programa Gestão da Aprendizagem Gestar II.









I –ENCONTRO

DATA: 26/02/2009- Abertura na Câmara de Vereadores

Inicio da Formação Continuada do ano letivo de 2009, para os professores do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série)- Língua Portuguesa e Matemática.
Na pauta do dia (manha e tarde), foi apresentado o objetivo do curso GESTAR II, seu funcionamento, duração, carga horária, local de atuação. Em seguida apresentação do hino, texto em slide, intitulado: O Menestrel. Este momento foi apresentado por Jussara Rosa, na ocasião estavam juntos os professores de português e matemática, sendo feita a divisão das turmas para começarmos as atividades direcionadas a cada grupo. Terminada as divisões, foi realizada a apresentação pessoal e o Contrato Didático. Após os comentários do contrato didático, foi realizado a dinâmica para transposição didática (mudança de gênero) e apresentação dos slides “imagem”- gênero intuitivo e sistematizados.
Atividades realizadas:
I – Texto - A casa, observar a leitura e produzir;
Grupo I: vender a casa
Grupo II: comprar a casa
Grupo III: alugar a casa
Grupo IV: tombar a casa
Grupo V: roubar
Grupo VI: emprestar a casa para um amigo
II – Tango – observar o texto e produzir em grupo em forma de um ritmo musical.

II – ENCONTRO
DATA: 27/02/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
Carga horária (manha e tarde)
Pauta do dia

Leitura da mensagem “A viagem” (Jussara)
Apresentação dos Kits do GESTAR II, com leitura e explanação do guia.
Atividade: Ler o texto: “traduzir-se” poema de ferreira Gullar, em seguida transposição do texto verbal para a linguagem não verbal, por meio de imagem e cores. Em seguida: apresentação dos trabalhos. Atividades extras: “Chico no shopping/ horóscopo/ texto para enumerar.
Em seguida, em grupo, planejar uma proposta de trabalho, sortear as paginas do texto da TP3 (versão professor e aluno). Aplicar, observar e trazer uma experiência para o próximo encontro. Apresentação das oficinas e atividades extras como: “Chico no shopping/ horóscopo/ texto para enumerar. Musica Zé Ramalho.


III – ENCONTRO

DATA: 18/04/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa

A abertura foi feita com a dinâmica de acolhida. Em seguida relato das experiências com a atividade de sala de aula.
Relatei o trabalho que desenvolvi como o tema: Lixo, na Escola Atalibal Victor, nas séries de 5ª A e 5ª B, no dia 02/03/2009, sendo: atividade em grupo, produção de texto- campanha publicitária, acróstico, formação de cartazes e pesquisa sobre os tipos de lixo: orgânico e reciclável, divisão da coleta seletiva e finalizando com um folheto em forma de gibi. O estudo foi a partir das TP3 e TP4.
Em seguida, realização da atividade 1- socialização e Teoria e Prática da unidade 9, prosseguindo a sala foi dividida em dois grupos para realização das atividades 1 e 2 p. 58 e 59, seguida de socialização.
Encerramos com as orientações para o desenvolvimento das atividades do avançando na prática.

IV – ENCONTRO
DATA: 02/05/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

Iniciamos com a dinâmica (entrevistando com Música), seguida do relato das atividades de sala de aula a apresentação das conclusões. Relatei que trabalhei o texto: Uma semana e seus vários pontos de vista – AAA1 GESTAR II; leitura oral e escrita; pesquisa no dicionário das palavras pouco conhecidas do texto; produção de texto com o tema: e para você o que significa uma semana? Estas atividades foram realizadas na 5ª A, 5ª B e 5ª F das Escolas: Atalibal Victor e Colégio Normal.
Terminada as considerações a cerca das atividades apresentadas por cada professor foi feito o feedback das atividades realizadas TP4 – AAA4 (versão do professor e do aluno). Exposição oral, através de slides e apostilas para a elaboração do portfólio, seguindo da oficina, freqüência e avaliação dos trabalhos do dia.


V – ENCONTRO
DATA: 30/05/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

Iniciada a partir das 13: 00h, com dinâmica de abertura e acolhida. Como em todos os encontros, iniciamos o relato das atividades de sala de aula, seguida de trabalhos (amostras) realizadas pelos alunos.
Relatei que a partir do texto: Uma semana e seus vários pontos de vista, foi entregue a produção aos alunos para poderem aperfeiçoá-lo, e o estudo da gramática: classe de palavras. Finalizando as socializações e conclusões, foi realizado a socialização da atividade- socialização e teoria e prática da unidade 13 TP4; inicio do estudo em grupo das atividades p. 58 dO TP4. Avaliação do encontro.


VI – ENCONTRO

DATA: 12/06/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

Abertura com dinâmica de acolhida e apresentação dos trabalhos realizados em sala de aula.
A partir do tema: Festa Junina, cada professor apresentou os trabalhos produzidos: painel, gibi, desenho, produção escrita, cordel. Caderno TP4. Finalizando os relatos, foram apresentadas as conclusões a que chegamos com as leituras individuais em casa e a realização de atividade de socialização e teoria e prática da unidade 13 TP4.
Após o lanche, iniciamos o estudo em grupo para realização da atividade p. 54 do TP4; apresentação destas atividades e revisão das atividades solicitadas. Avaliação e encerramento.

VII – ENCONTRO

DATA: 01/08/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

Iniciou as 13: 00h, com dinâmica de memorização e descontração. Em seguida exposição dos depoimentos dos cursistas, feedback através de registros oral e escrito das atividades realizadas.
Expus as atividades que realizei na 5ª A e B da Escola Atalibal Victor e 5ª F do Colégio Normal- produção de prosa e poesia, a partir do trava-língua: o rato roeu a roupa de rei de Roma. Atividade realizada dia 15//06/2009 nas 5ª A e B e dia 13/06/2009 na 5ª F.
Finalizando as experiências, foi lido o poema- Cidadezinha Qualquer de Carlos Drummond de Andrade- explanação- a poesia conta história e conta poesia. Na seqüência foi realizado trabalho em grupo para planejamento da referida unidade.
Apresentação do poema: Trinta e três coisas á toa que me deixam feliz.

VIII – ENCONTRO

DATA: 22/08/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

Dinâmica de abertura – Jussara Rosa (coordenadora)
Apresentação e leitura da pauta, feedback das atividades vivenciadas em sala de aula, das unidades 13 e 14 do TP4 e socialização dos conteúdos. Apresentei ao grupo os trabalhos que desenvolvi entre os dias 08/07/2009 a 10/08/2009 na 5ª A e B da Escola Atalibal Victor dia 09/08/09 na 5ª F do Colégio Normal- as atividades de: reprodução do texto: Cidadezinha Qualquer (Carlos Drummond de Andrade). Produção de texto com o tema: O lugar onde vivo, fazendo um paralelo entre o poema e a vida e o lugar onde cada aluno vive; poema, poema diamante e ditado.
Finalizando os relatos, foi realizada a leitura e discussão dos conteúdos da unidade 14 e textos de apoio, versão do aluno etc. em seguida, distribuição e análise da avaliação diagnóstica (primeira entrada). Avaliação do encontro.


XI – ENCONTRO

DATA: 09/09/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

Dinâmica de abertura: leitura compartilhada “Só a pura Verdade” (Hans Cristian Andersen). Exposição das atividades de sala de aula; das atividades avaliativas e aplicadas. Resumo dos textos do TP1 e resumo da unidade, I seção. Avaliação.

X– ENCONTRO

DATA: 26/09/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
CARGA HORÁRIA: 04 horas

Dinâmica de acolhida: O amor de Deus por mim.
Objetivo: socializar as atividades do TP1, verificação do portfólio e memorial. Relato das experiências.
Relatei o texto: Providencia Divina, não citei a TP, lido e analisado nas 5ª A, B, F e 7ª D, esta ultima trabalhei na aula de arte, solicitando a reprodução da história em um texto não verbal, o trabalho foi gratificante. Nas demais salas, as atividades foram de produção de texto verbal e não verbal, recontando a história a partir de um desenho, usando as mãos para contar a história. Após as conclusões das leituras individuais em casa, socialização e teoria e prática da unidade 3 TP1, seguida da música Epitáfio e texto Faxina. Em seguida, alguns professores fizeram a litura do texto Memorial. Uso do data show e estudo em grupo para atualização dos portfólio.


XI- ENCONTRO

DATA: 17/10/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
Carga Horária: 04 horas

Objetivos: Rever e sistematizar as informações essenciais em torno do texto no Ensino da Língua. Avaliar a prática docente, com relação a atividades ligadas a leitura e a produção de textos.
O encontro teve a 1ª parte, momento de apresentação das dificuldades de entendimento, de desenvolvimento das atividades, comentários de relevância do Programa ou por tema de textos trabalhados, apontados de um plano de atividade de leitura e produção de texto. Prosseguindo, foi apresentado o relato das atividades de sala de aula. Em minha fala, relatei que trabalhei o texto: E o qui é o Brasi Cabôco- GESTAR II, nas 5ª A e B de 29/09/09 a 30/09/09 e dia 01/10/09 na 5ª F. as atividades foram de: reprodução do texto em linguagem formal, leitura e pesquisa n dicionário. Texto: Um patinho realmente feio, atividade continuação da história com outro final, desenho. Este texto foi trabalhado dia 13/10/09 na 5ª A e B.
Após os relatos fomos terminar os últimos itens no Avançando na Prática.


XII – ENCONTRO

DATA: 21/11/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
Carga Horária: 04 horas

Inicio com leitura e reflexão da mensagem: Acordar. Leitura dos memoriais, apresentação dos portfólios. Em seguida, feedback dos encontros do TP2 e divisão dos grupos para estudo do TP5 e oficinas. Texto de referencia, lições para casa.

XIII – ENCONTRO

DATA: 28/11/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
Carga Horária: 04 horas

Acolhida, leitura dos memoriais e portfólio, feedback dos encontros do TP2 e dinâmica dos animais. Em seguida relato das experiências de sala de aula. Informei que trabalhei atividades de linguagem, aula 4, atividade 3- anedota e dia 03/11/09, nas mesmas séries, a atividade 4, aula 4- texto diálogo. Analisando com este estudo, as características do texto diálogo e sua composição.
Finalizando os relatos e repassados pela monitora e coordenadora as lições de casa, realizamos a avaliação do encontro.

XIV – ENCONTRO
DATA: 12/12/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
Carga horária: 08 horas
Com jornada de trabalho de 08 horas e estudo do TP6, unidade 21, 22, e 24. Dinâmica de acolhida e relato das experiências/ lições de casa: relatei ter trabalhado Provérbios TP6 nas séries 5ª A e B já citadas nos encontros anteriores com as seguintes atividades: pesquisa em grupo de novos provérbios; produção de cartazes e produção de texto a partir do provérbio escolhido pelo aluno. Esta atividade foi trabalhada dia 23/11/2009. Em seguida vimos à explanação da proposta do TP6: uso do data show e argumentação e linguagem: Maria Luiza Monteiro Sales Correa; produção textual: planejamento e escrita: Silviane Bonarccorsi Barbato; o processo de produção textual: Edição: Silviane Bonarccorsi Barbato; Literatura para adolescentes: Maria Antonieta Antunes Cunha.
Atividades em grupos, socialização e avaliação do encontro.


XV – ENCONTRO

DATA: 19/12/2009
LOCAL: Colégio Normal M. Dr. Antenor Alves Pedrosa
Carga horária: 04 horas

Dinâmica: Texto Traduzir-se Ferreira Gullart.
Exercício de memorização e troca de experiências, conclusões das leituras individuais. Apresentação dos portfólios, leituras de textos memoriais e conclusão do projeto: O processo de produção textual: Edição Revisão: Silviane Bonarccorsi Barbato e Literatura para adolescentes: Maria Antonieta Cunha. Avaliação do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário