sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MEMORIAL

PROFESSORA CURSISTA: MICAELLE ELISE

FORMADORA: JUZI MARIA
COORDENADORA: JUSSARA ROSA




NOVEMBRO 2009





AGRADECIMENTOS


AOS QUE FAZEM O GESTAR II, POR TEREM OPORTUNIZADO ESTE CURSO.

A DEUS POR TER ME CONCEDIDO SAÚDE E CORAGEM NA LUTA POR MAIS UM IDEAL DO INÍCIO AO TÉRMINO DESSE CURSO.

A TODOS AQUELES QUE DIRETO OU INDIRETAMENTE CONTRIBUIRAM PARA A REALIZA-
ÇÃO DESTE TRABALHO.






DADOS PESSOAIS


NOME: MICAELLE ELISE COSTA

FILIAÇÃO: MARCONDES NASIOSANO COSTA
EDLEUSA ALVES DA COSTA

NATURALIDADE: GARANHUNS

NASCIMENTO: 05/10/1982

NACIONALIDADE: BRASILEIRA

ESTADO CIVIL: SOLTEIRA

ENDEREÇO: RUA DO PROGRESSO 263

CIDADE: LAGOA DO OURO

O MEMORIAL DE FORMAÇÃO




“ É experiência aquilo que nos passa,ou que nos acontece,
e ao passar-nos nos forma e transforma...esse é o saber
da experiência: o que se adquire no modo como alguém
vai respondendo ao que vai lhe acontecendo ao longo
da vida e no modo como vamos dando sentido ao acon-
tecer. No saber da experiência não se trata da verdade
do que são as coisas,mas do sentido ou sem-sentido do
que nos acontece ...por isso ninguém pode aprender da
experiência de outro a menos que essa experiência seja
de algum modo revivida própria”.




Comecei a frequentar a escola aos cinco anos de idade no ano de 1987 com a professora Aparecida no Grupo Escolar Abílio Monteiro, localizado na rua João Monteiro no município de Lagoa do Ouro. Os nossos conhecimentos eram construídos a partir da cartilha do ABC,decorávamos todas as letras e as atividades eram cobrindo os pontilhados para desenvolver a coordenação motora, mesmo com essa metodologia tradicionalista aprendi a lê e a escrever.
No ano seguinte iniciei a cartilha ( famílias silábicas)com a mesma professora do ano passado no mesmo grupo escolar.
Em 1987 iniciei a 1 série ,com a professora Aparecida na referida escola, continuando com minha turminha a qual iniciei e a professora utilizava o mesmo método , se é que posso chamar isso de método. Não tinha livro,copiava pelo quadro,era utilizado a palmatória,outro tipo de castigo era “ajoelhada em grãos de milho e também nos beliscava.
Em 1988 iniciei a 2 série, ainda na mesma escola com outra professora “ Lêda Maria” , muito exigente e fazia a gente lê bastante e dá a lição individual , aprendi bastante com ela.
Em 1988 continuei na escola indo para a 3 série e estudei com a mesma professora do ano anterior “Lêda Maria”a única diferença da 2 série é que ela estava se dedicando mais,mas o método continuava tradicionalista , pois era o próprio sistema educacional da época.
Em 1990 passei para a 4 série na mesma escola, mas com outro professora que por sinal só puxava a orelha dos alunos e não tinha muita paciência, pois não tive o mesmo rendimento que as séries anteriores.
Em 1991 fui estudar a 5 série no Colégio Municipal Jandira Pedrosa onde minha mãe trabalha, foi um pouco difícil , pois a mudança de professores me deixou um pouco assustada mesmo minha mãe tendo me preparado antes. Foi tudo diferente , a escola , amigos, professores e aprendizagem gostei muito.
Em 1992 cursei a famosa 6 série, em 1993 cursei a 7 série e em 1995 cursei a 8 série , concluindo o ensino fundamental II , apesar de muitas dificuldades ,venci todos os obstáculos.

Em 1996 passei para o Ensino Médio , fui cursar o 2 grau em Garanhuns ,fiz o magistério no Colégio Presbiteriano de Heliópoles,o colégio na época era muito bom,desenvolvi bastante.
Comecei a estagiar e logo recebi um convite para tirar uma licença na escola São Cristo vão em Garanhuns , fiquei muito feliz, pois já tinha estagiado na referida escola , isso foi prova de que gostaram do meu trabalho. Adquiri mais experiências , me dediquei muito e consegui chegar ao final do curso com bons resultados, foi uma grande vitória.
Após concluir o 2 grau fui fazer cursinho pré- vestibular no Nova Dimensão.

Período Universitário

No ano seguinte prestei vestibular em Caruaru , passei em 24 lugar. Iniciei meu curso de graduação em Letras na Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras de Caruaru, tive o privilégio de fazer parte desse curso tão rico e importante curso. No qual, deu-me subsídios para praticar e adquirir mais conhecimentos.Visto que é indiscutível uma das ferramentas básicas para o desenvolvimento de qualquer cidadão , que tem como acompanhar as mudanças do mundo moderno e participar da luta pela transformação da sociedade vegente.
O curso de Letras teve a atuação de vários professores. As aulas foram desenvolvidas com metodologias diversificadas , com objetivos de ser dado ênfase na problemática existente em relação aos fatores esducacionais , políticos, sócio-econômicos e culturais , que se fazem presentes em todos os âmbitos sociais.
A partir do momento que tive acesso a uma diversidade de conhecimentos com profissionais competentes e compromissadores , passei a ter uma visão mais ampla e crítica , como também melhorar, especificamente a minha prática .
Reconhecendo assim que meus futuros alunos vão precisar aprender conteúdos que irão lhe auxiliar nas suas atividades , no seu comportamento, pensamento e ações , onde é justamente desse tipo de indivíduo que a sociedade necessita nos dias de hoje.
Portanto , quando temos oportunidade de conhecer de fato nossa profissão descobrimos que existem várias vertentes, não apenas uma verdade ou um caminho , tomamos consciência das diversas maneiras de ensinar.
São tantas descobertas que identificamos tantas possibilidades adquiridas ao longo deste curso.
Conclui o curso de graduação em Letras em dezembro de 2004 , logo em seguida comecei a cursar o pós- graduação em Língua Portuguesa e Garanhuns.
Prestei concurso em meu município para hora aula, onde atualmente exerço a profissão efetivamente há 05 anos.
Em 2008 prestei concurso no município das Correntes , onde estou trabalhando hoje e muito feliz , pois tenho participado de várias capacitações , as quais tenho adquirido muito conhecimento. N o referido município também tive a oportunidade de participar de um curso “GESTAR II” com a formadora Juzi Maria e a coordenadora Jussara Rosa , tenho aprendido coisas novas e colocando em prática em sala de aula. O referido curso também nos proporcionou uma viagem a Olinda para participar do congresso de “Tecnologia e Educação”,onde passamos 03 dias adquirindo novos conhecimentos.



PORTFÓLIO


PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTARII



FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL



LÍNGUA PORTUGUESA



DEZEMBRO 2009
ESCOLA MUNICIPAL ATALÍBAL VICTOR



Sobretudo a Deus pela presença
em todos os momentos .
Aos nossos pais pelo imenso amor
que sempre nos oferecem.
A formadora Juzi Maria e a
coordenadora Jussara Rosa
pela compreensão e carinho
recebido.



Micaelle Elise Costa



OBJETIVO

*O Programa Gestar II tem como objetivo primordial propiciar aos professores de Língua Portuguesa a oportunidade de reflexão, de sistematização e de transposição didática os conceitos trabalhados , assim como o acompanhamento e a avaliação de um trabalho desenvolvido através do programa , utilizando estratégia no processo de ensino-aprendizagem.


I ENCONTRO DO GESTAR II


Aconteceu no dia 26/02/2009, tendo a abertura na câmara de vereadores, em seguida nos deslocamos para o espaço do Colégio Municipal Jandira Pedrosa onde houve a apresentacão do “GESTAR II”com a formadora Juzi e a coordenadora Jussara Rosa ,tendo como foco o programa Gestão de Aprendizagem Escolar do qual venho a fazer parte,buscando aprimorar prática pedagógica e profissional.
O referido curso iniciou nos dias 26 e 27 do mês de fevereiro deste ano seguindo com conversa informal sobre o Gestar e dinâmica para transposição didática (mudança de gênero)apresentação de slides:”imagens” – gênero intuitivo e sistematizado, também vivenciamos no primeiro encontro a atividade: Texto: “A casa”, observação da leitura , em seguida produção de texto ( Grupo I: vender a casa; Grupo II: comprar a casa; Grupo III: alugar a casa; Grupo Iv:
tombar a casa; Grupo v: roubar a casa; Grupo vI: emprestar a casa a um amigo.)
Atividade II: “Tango”: observação do texto e produção em forma de : rock, samba,bolero,Axé, funk,tango,etc. (dramatização). Atividade realizada em grupo.

O primeiro encontro foi desenvolvido com discussões e reflexões em relação ao Gestar II de Língua Portuguesa .
Foram desenvolvidos trabalhos em grupos , dinâmicas e proposta de projeto no momento desse estudo, depois de algumas reflexões , vimos que o importante para nós é termos a Possibilidade de propor aperfeiçoamento do desempenho acadêmico, criando condições para que nossos alunos se desenvolvam cada vez mais de forma que os tornem autônomos , criativos e participativos , ou seja possa desenvolver atividades com mais tranqüilidade sem que as aulas tornem – se cansativas.

* Tivemos um estudo da definição de tipo de Gênero Textual.
* Exemplo de Gêneros: telefonema ; sermão; carta; romance etc.
* No final do primeiro encontro , deixamos bem posicionado o que iríamos fazer durante o curso, também fizemos um contrato didático:
-pontualidade
-responsabilidade
-humildade
-socialização
-harmonia


* Encerramento


II ENCONTRO DO GESTAR II

O segundo encontro aconteceu no dia 27/02/2009 no espaço do Colégio Municipal Jandira Pedrosa . As 8:00 horas fomos acolhidos com uma mensagem “ A viagem” (Jussara) leitura e interpretação da mesma.
Recebemos a coleção do programa Gestar II e foi feito logo no início a leitura e explanação do guia e depois foi desenvolvido uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual ,onde socializamos o avançando na prática,contemplando o planejamento da atividade até a avaliação.

Atividade I : Leitura do texto: “ Traduzir-se” de Ferreira Gullar , em seguida transposição do texto verbal para a linguagem não-verbal, por meio de imagens e cores.
• Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas.
Atividade II: planejamento de trabalhos em grupos , sorteio das páginas do TP 3 ( versão professor/ aluno) . Organização de atividades para aplicar em sala de aula e trazer resultados no próximo encontro.

• Apresentação das oficinas.

• Música de Zé Ramalho e reflexão individual dos cursistas.
Encerramento com apresentação em slides do texto “Águia”. Exploração do texto
• Freqüência
• encerramento





III ENCONTRO DO GESTAR II

O terceiro encontro foi realizado no dia 18/04/2009 no espaço do Colégio Municipal Normal Médio com a carga horária de 4 horas.

Abertura : Dinâmica de acolhida para descontração.
Socialização do processo de produçãotextual e questionamento sobre as unidades do TP 3 ( gêneros textuais) , considerações e sugestões apresentadas pelos cursistas.

• Apresentação de atividades extras, gêneros textuais , relatos sobre o avançando na prática .Intervenções sobre alguns pontos apresentados pelos professores cursistas
Foram discutidos com bons resultados vivenciados na sala de aula.

• Avaliação da oficina citada acima e retomada dos objetivos de aprendizagem através De perguntas instigadoras sobre os assuntos estudados foram bem sucedidos.

• Atividade: Gênero Textual – socialização e leitura do texto “O conhecimento de mundo a respeito do trabalho”.

• Apresentação com data show da unidade 10: Gênero Literário ; o gênero poético; uma subclassificação do gênero poético: O cordel.

• Divisão da sala em grupos para realização das atividades 1e2 p. 58e 59;( poema : José rítmo poético , entre ele a rima e a métrica; (Lavadeiras de Moçoró – observação do uso da linguagem como finalidade estética e não apenas a observação da rima e métrica).

• Debate sobre as respostas das atividades acima.

• Orientação como trabalhar o avançar na prática.

• Freqüência / encerramento.


IV ENCONTRO DO GESTAR II

Foi realizado no dia 02/05/2009 no espaço do Colégio Municipal Jandira Pedrosa com a carga horária de 4 horas .
Abertura com dinâmica de acolhida com a formadora Juzi e a coordenadora Jussara Rosa
(entrevista com música).

Socialização dos trabalhos vivenciados na sala de aula e amostragem de cartazes.

_ Conclusões sobre as leituras que os cursistas fizeram em casa;

_ Feedback das atividades do TP 4-AAA4 ( versão professor / aluno);

_Orientação como fazer o portfólio , apresentação de slides e apostilas para elaboração do
mesmo.

_Oficinas em grupo

_ Apresentação das oficinas

_frequência

_Encerramento



V ENCONTRO DO GESTAR II


Aconteceu no espaço do Colégio Municipal Normal Médio no dia 30/05/2009, abertura com dinâmica de acolhida e leitura de mensagem para reflexão.
Em seguida houve um momento para os cursistas relatarem sobre as experiências com as Atividades de sala de aula.

Trabalhamos o TP 4 com o objetivo de sistematizar e aprofundar as reflexões sobre letramento e sobre o processo da escrita, tentando levar pra sala de aula a prática de leitura com relação ao trabalho com textos.

Esta oficina foi muito divertida e rica de informações e conhecimentos.

Discutimos bastante sobre letramento, realizamos atividades de leitura, socializamos experiências vivenciadas em sala de aula com um nível de participação muito bom.

• Atividade: TP 4 socialização e teoria e prática da unidade 13.

• Divisão da sala em grupo para realização da atividade da pg. 58 do TP 4

• Apresentação das atividades.

• Avaliação do encontro

• Frequência

• Encerramento


VI ENCONTRO DO GESTAR II

Foi realizado no dia 12/06/2009 no espaço do Colégio Municipal Normal Médio , tendo a abertura com uma dinâmica de acolhida com as formadoras Juzi e Jussara ,foi um momento de Descontração, logo após relatamos sobre as experiências das atividades desenvolvidas na sala de aula por cada cursista.

Em seguida tivemos as apresentações das conclusões que tivemos com as leituras individuais em casa sobre o material GO Gestar . TP 4.

• Atividades produzidas pelos cursistas

• Discursão sobre as atividades Da unidade 13/ TP 4

• Trabalho em grupo para realização da atividade da pg.54 do TP4; “ Ampliando nossas referências”.

• Revisão das atividades solicitadas, onde cada grupo pôde falar um pouco sobre letramento, como são construídos os significados da leitura.

• Orientação para organização do portfólio do cursista.

• Avaliação

• Encerramento


VII ENCONTRO DO GESTAR II

Foi realizado no dia 01/08/2009 no espaço do Colégio Normal Médio.
Abertura com dinâmica de memorização e descontração , em seguida o depoimento de cada cursista , feedback através do registro oral e escrito das atividades aplicadas na sala de aula , momento em que todos socializaram e trocaram experiências , afinal cada turma é uma realidade diferente, pois as atividades realizadas pelos alunos fizeram sucesso.

• Leitura do poema ( Carlos Drummond de Andrade- Cidadezinha Qualquer)

• Momento de organização dos grupos para planejamento da referida unidade

• Apresentação do poema: Trinta r três coisas à toa que me deixa feliz

• Avaliação

• Encerramento


VIII ENCONTRO DO GESTAR II

Foi realizado no dia 22/08/2009 no espaço do Colégio Municipal Normal Médio, com a abertura através de dinâmica de memorização e descontração com a coordenadora Jussara.
Apresentação e leitura da pauta do dia ,logo após , o feedback das atividades vivenciadas em sala de aula da unidades 13 e14 do TP 4 e comentário de cada cursista sobre os conteúdos
Trabalhados nas referidas unidades.

• Atividade: Leitura e discussão dos conteúdos da unidade 14- o processo da leitura juntamente com textos de apoio, versão do aluno.

• Distribuição e análise da avaliação diagnósticas

• Avaliação do encontro considerado satisfatório

• Encerramento


IX ENCONTRO DO GESTAR II

Foi realizado no dia 19/09/2009 , tendo a abertura com a leitura compartilhada: Só pura verdade ( Hans Cristian Andersen).
Em seguida houve o depoimento individual de cada cursista falando sobre o feedback das atividades avaliativas aplicadas em sala de aula.

• Resumo dos textos do TP 1 ( variação lingüística): dialetos e registros .( Estudo do texto: Retrato Velho, Leitura e compreensão.

• Divisão dos grupos para planejamento das atividades do TP1 que seriam aplicadas em sala de aula com o objetivo de trazer os resultados no próximo encontro.

• Encerramento


X ENCONTRO DO GESTAR II

Aconteceu no dia 26/09/2009 no espaço do Colégio Municipal Normal Médio, tendo a abertura com recepção da formadora e coordenadora com citação de Clarice Lispector e dinâmica de acolhida ( O Amor de Deus por mim).
O objetivo primordial do encontro foi a socialização por parte dos cursistas e formadora sobre as atividades do TP 1 aplicadas em sala de aula. Momento em que todos se posicionaram apresentando o objetivo alcançado através de cartazes, textos etc, e socialização das experiências vivenciadas.

• Apresentação das conclusões das leituras feitas em casa

• Realização de atividades e socialização e prática da unidade 3 do TP1

• Momento de leitura. Texto: Memorial: A narrativa da própria história

• Dinâmica com desenho retratando o que gostava de fazer e o que gosta atualmente

• Apresentação do uso do data show

• Divisão da sala em grupos para atualização do portfólio e orientação e organização do cursista

• Encerramento com mensagem em slides


XI ENCONTRO DO GESTAR II

Foi realizado no dia 17/10/2009 no Colégio Municipal Normal Médio, tendo a abertura com a mensagem “ Aprender é uma única coisa que a mente nunca tem medo e nunca se arrepende”

Este encontro foi realizado com o objetivo de rever e sistematizar informações essenciais em torno do texto no ensino da língua , trabalhando a intertextualidade como contribuição Para a interpretação e construção lógica do sentido na leitura de textos.

• Avaliação de prática docente, com relação as atividades ligadas a leitura e produção de textos

• Discussão dos pontos que apresentam dificuldades de entendimento de textos por parte dos alunos e relato da experiência desenvolvida com sua turma, sugestão citada
Nos encontros.

• Explanação e orientação como trabalhar no avançando na prática e divisão das atividades para serem aplicadas e trazer o feedback no próximo encontro.

• Encerramento


XII ENCONTRO DO GESTAR II

Foi realizado no dia 21/11/2009 no espaço do Colégio MUNICIPAL Normal Médio, tendo a abertura com cumprimentos e mensagem “Acordar”, em seguida dinâmica para descontração.

O momento foi para socialização e apresentação das atividades de leitura que foram realizadas na sala de aula e produções de textos feitos pelos alunos.

*Apresentação das leituras dos textos dos alunos e amostragem de gravuras

*Leitura de alguns memoriais e feedback dos encontros do TP 2 e socialização da experiência de cada um.

*Dinâmica dos animais

*Divisão dos grupos para estudo do TP5( Estilo, coerência e coesão)

*Realização das oficinas com textos de referência e lição para casa

*Encerramento


XIII ENCONTRO DO GESTAR II

O décimo terceiro encontro realizou-se no dia 28/11/2009 a partir das 13: horas no espaço do Colégio Municipal Normal Médio .
Abertura com cumprimentos da formadora Juzi e a coordenadora Jussara e leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade, para reflexão.
Logo após a acolhida , tivemos um momento especial para leitura de memoriais e apresentacões dos portfólios , após o término cada cursista mostrou o feedback dos encontros do TP2 atividades que foram realizadas na escola.

*Momento de divisão dos grupos para estudo do TP5 .

O objetivo do TP 5 foi trabalhar a coesão e coerência , levando para sala de aula textos do Caderno do Gestar como contribuição para a interpretação , e tivemos resultados surpreendentes, pois trata da construção lógica dos textos e nos faz perceber a importância na Construção de sentidos na leitura e na produção textual.

*No encontro houve um momento para as amostragens dos trabalhos e textos produ-
zidos pelos alunos.

*Encerramento


XIV ENCONTRO DO GESTAR II

Aconteceu no dia 12/12/2009 –jornada de trabalho: 8:00 horas no espaço do Colégio Municipal Normal Médio, tendo a abertura com dinâmica de acolhida com as formadoras Juzi e Jussara.
Estudo do TP 6 unidade 21,22e24 e em seguida foram realizadas as oficinas 11e 12- umidade 21/24( Leitura e processo de escrita). A construção dos argumentos; A tese e seus argumentos.
Apresentação das conclusões a que chegamos através de leituras individuais do TP 6e logo após explanação da formadora sobre a proposta para trabalhar em sala de aula com o uso de data show.
Socialização cursistas e formadora sobre a produção textual, planejamento e escrita: Silvane Bonarccorsi Borbato.
Estudo e socialização da unidade 24: Literatura para Adolescentes: Maria Antonieta Antunes Cunha.
Retomamos e sistematizamos atividades que tiveram presentes durante o curso e enfatizamos a importância de despertar no aluno um pequeno interesse pela literatura.
Em seguida começamos a produzir as atividades e após o término a formadora Juzi deu início as apresentações onde cada grupo ou seja cada cursista relatou sobre a importância do processo na escrita e a partir daí socializamos algumas dificuldades encontradas na sala de aula .
No final do encontro planejamos e organizamos as atividades que iríamos trabalhar com alunos com o objetivo de suprir as dificuldades encontradas nos alunos.
Avaliação do encontro considerado satisfatório

Encerramento


ENCERRAMENTO DO CURSO

Aconteceu no dia 30/12/2009 no espaço do Colégio Municipal Normal Médio ás 13:00 horas , iniciando com “Boas Vindas” , com mensagem de reflexão e dinâmica com o texto: “Traduzir-se”: Ferreira Gullar.
Logo após , um exercício de memorização e relato das experiências do TP5 e 6 e o feedback das atividades e conclusões a que chegamos com as leituras individuais.
Momento de leitura de textos de memórias e apresentações dos portfólios,logo em seguida conclusão do projeto que foi desenvolvido em grupo nos encontros.
Foi um momento solene onde todos participaram do encerramento, tivemos a presença da Secretária de educação Evaneide que nos deu muito apoio juntamente com a formadora Juzi e a coordenadora Jussara.
O programa do GESTAR II foi muito importante , todos se mostraram satisfeito e felizes por ter o privelégio de participar de um programa tão especial e tão proveitoso para o nosso profissionalismo.
Um momento de confraternização que nos deixou com muita saudades , pois os encontros
foram enriquecedores e nos fez passar momentos de ansiedade, expectativa, curiosidade e empolgação intensamente.
Fomos bem receptivos as discussões e proposta, aproveitamos o bastante para tirar dúvidas quanto a elaboração de projetos, que é uma das exigências do Gestar II.
Só temos a agradecer a secretária de educação , a nossa formadora Juzi Maria e a coordenadora Jussara que nos receberam tão bem nos encontros e nos transmitiram muito conhecimento. Obrigado por esta oportunidade que nos fez desenvolver a nossa prática pedagógica,levando conosco novas expectativas, transformando nossos alunos seres mais críticos e formando bons cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário