domingo, 31 de janeiro de 2010

PORTIFÓLIO GESTAR II - FORMADORA :JUZI BARROS

Secretaria Municipal de Educação das Correntes - PE



Portfólio apresentado a professora formadora Drª Aya Ribeiro para apreciação e avaliação das atividades realizadas no programa gestar II, de fevereiro a 14 de novembro do ano em curso, vivenciadas pela SME do município das Correntes-PE.


Juzi Maria de Barros F. e Souza.


Relatório das atividades vivenciadas no período de 26 de fevereiro a 14 de novembro de 2009.

Considerando que o Programa Gestão da Aprendizagem /PDE Gestar II, tem por finalidade elevar a competência dos professores, de seus alunos e conseqüentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural, o objetivo deste relatório é informar todas as atividades propostas pelo programa que para o qual encontrei na citação de Paulo Freire grande analogia: "... Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção." É partindo deste ponto que venho registrar os avanços e dificuldades encontrados durante o período supracitado na vivência dos TPs 3, 4, 1, 2.

As aulas planejadas para a execução das oficinas baseiam-se nos textos expostos e orientações dos teóricos propostos em cada unidade dos referidos TPs e seus colaboradores que com muita competência trazem abordagens significativas para o conhecimento de novas reflexões teórico - práticas.

Os textos de referência funcionam como subsídios de fixação de aprendizagem e geram discussões nos momentos de leitura em grupo e socialização dos conteúdos. As atividades do Avançando na Prática, foram as que mais se destacaram nos momentos de relato de experiência no espaço das oficinas com apresentação de produção dos alunos, conforme registros no banner e no blog: Correntes do aprender.blogspot.com e ainda nos anexos desse portfólio. Em relação as lições de casa dos professores cursistas, houve dificuldades tendo em vista a jornada pedagógica que a maioria possui devido as necessidades de sobrevivência. Outra dificuldade significativa foi o atraso das avaliações diagnósticas que só em setembro é que foram aplicadas, tendo assim um resultado acima de 50%, testes aplicados em uma turma de cada série do ensino fundamental (5ª a 8ª), conforme a mostra apresentada pelos professores cursistas do gestar II.



É importante salientar que dentre todas as atividades em pauta, evidencia-se e destaca-se os estudos dos gêneros textuais do TP3 que até então confundiam gêneros discursivos com tipologia textual (bastante explorado nas salas de aula, gerando embates e questionamentos entre anúncio e propaganda) ; produções de testos explorando o TP4 ; projeto: História conta poesia e poesia reconta a História com base no texto Cidadezinha Qualquer de Carlos Drummond de Andrade, bem como do TP1, diversos textos explorando a intertextualidade, dentre eles destacou-se: Só a Pura Verdade (Hans Cristian Andersen) - AAA1 versão do aluno e Tecendo o amanhã (João Cabral de Melo Neto) os quais fizeram com que se deleitassem e percebessem a grande riqueza da intertextualidade vendo o texto como eixo central da resolução de problemas no contexto de fala e escrita. em relação ao estudo do TP2, ressalta-se a importância da abordagem lingüísticas e literária e os vários sentidos da gramática.

Diante do exposto, ainda informo que o gestar II neste município encontra-se no (décimo segundo encontro), período de vivência: 26 de fevereiro a 14 de novembro e uma carga horária de 64h de oficinas realizadas no espaço do Colégio Normal Municipal Dr. Antenor Alves Pedrosa e os professores cursistas propõem como produto final um projeto desenvolvendo a temática do gestar II no que se refere a leitura e a escrita com base na literatura visando criar como diz Freire as possibilidades para produção a partir da construção do conhecimento. Projeto intitulado: Leitura e Escrita - Literatura em Foco, o qual justifica-se pela dificuldade do prazer de ler ou de ler por prazer e a busca de obras literárias enfocando seus escritores na proposta de realização de seminários ao longo do ano de 2010 enfatizando diversos estilos e escolas literárias.




Correntes, 30 de novembro de 2009

Juzi Maria de Barros F. e Souza





Continuação e conclusão do portfólio do GESTAR II – Língua Portuguesa a partir do dia 28/11/2009 (13º encontro) , tendo como ponto de partida a leitura de texto de memória para apreciação e conclusão; apresentação de portfólios; feedbacks das atividades do TP2, estudo do TP5 com realização de oficinas e textos de referência para reflexão.

Realização do 14º Encontro (12/12/09), dentre outras atividades dinâmicas (ver pauta); estudo e reflexão do TP6 seguida de oficinas (em grupos) e socialização das atividades.

19/12/09 realização do 15º encontro para conclusão das atividades dos TPs 5 e 6 ; relato das experiências adquiridas; apreciação e leitura de textos de memória e portfólios (em andamento) bem como conclusão do projeto: Leitura e Escrita: Literatura em Foco.
29/12/09, realização da culminância do Programa Gestão da Aprendizagem PDE GESTAR II com a presença da secretária de educação e gestores do espaço de funcionamento do GESTAR II; Leituras de textos de memórias dos professores cursistas, agradecimentos a todos que proporcionaram o referido programa, aos teóricos e formadores que, juntos contribuíram para a construção de um texto de memória, um portfólio, gerando como produto final um projeto que propõe a continuidade de tão significativa proposta de trabalho enfocando leitura, escrita e obras literárias como foco principal do referido projeto.

Correntes, 30 de dezembro de 2009.
Juzi Maria de Barros Ferreira e Souza
Professora formadora do programa gestão da aprendizagem – GESTAR II

Nenhum comentário:

Postar um comentário