sexta-feira, 25 de setembro de 2009

VIII ENCONTRO DO GESTAR II

A VIII oficina do Programa Gstão da Aprendizagem realizou-se no dia 19/09/09, no espaço do Colégio Normal, no horário das 13:00 às 17:00h, atendendo uma carga horária de 4 horas.
  • Objetivo: socializar as atividades vivenciadas em sala de aula , propostas no TP4 unidade 16 e textos complementares na versão do aluno, bem como relato das experiências e estudo do TP1 unidade 4 na presente oficina.
  • Atividades desenvolvidas:
  • Recepção dos cursistas com votos de boas-vindas, seguida de mensagem citada por Paulo Freire: Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção e construção.
  • Leitura e socialização da pauta.
  • Apresentação de texto complementar: Tecendo a manhã ( João Cabral de Melo Neto ), contextualizando com: Só a pura verdade ( Hans Christian Andersen ), versão do aluno.
  • Feedback das atividades aplicadas e das avaliações ( teste de diagnose gestão da aprendizagem-Língua Portuguesa).
  • Explanação dos resumos dos textos( reeleitura) da seção 1,2,3 e 4.
  • Avaliação
  • Assinatura da frequência
JUZI BARROS
CORRENTES-PE

RELATÓRIO DO VII ENCONTRO

A VII oficina do GESTAR II, realizou-se no dia 22 de agosto de 2009, no espaço do Colégio Normal, no horário das 13:00 às 17:00h, compreendendo uma carga horária de 4 horas, de acordo com a seguinte programação:
  • Recepção dos professores cursistas com votos de boas vindas, seguida de mensagem apresentada pela coordenadora Jussara Rosa.
  • Apresentação e leitura da pauta do encontro; feedback das atividades vivenciadas em sala de aula da unidade 14 do TP4 e socialização dos conteúdos.
  • Oficina: leitura e discussão dos conteúdos da unidade 15 TP4 e textos de apoio, versão do aluno etc.
  • Distribuição e análise das avaliações diagnósticas propostas pelo programa, para aplicação aos alunos e apresentação dos resultados no próximo encontro.
  • Avaliação do encontro e registro da frequência.
JUZI BARROS
CORRENTES-PE

Relatório do VI encontro do GESTAR II

A VI oficina do GESTAR II realizou-se no dia 01 de agosto de 2009, no espaço do Colégio Normal, no horário das 13:00 às 17:00h, atendendo ima carga horária de 4 horas.
  • Objetivo: conhecer e refletir sobre o que propõe a unidade 14 do TP4: leitura e processos de escrita enfocando os seguintes pontos: seção 1 - onde está o significado do texto? Reconhecer texto e leitor como criadores de signifcados. Seção 2- os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de textos, tendo como objetivo relacionar pontos de vista com diferentes textos e significados da leitura. Seção 3- conhecimentos prévios interferm na produção de significados? Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
  • Modos operacionais: proposição de atividades a partir do Avançando na Prática enfocando o texto Cidade, em função do mês de aniversário do município( 27/08/09); atividades complementos realizadas na oficina: analogia entre textos verbais e não verbais( a lição da borboleta/ texto imagem)
  • Dinâmica de memorização e descontração.
  • Depoimento dos cursitas, feedback através de registro oral e escrito das atividades realizadas( troca de experiências).
  • Leitura de poema ( Carlos Drummond de Andrade- cidadezinha qualquer)
  • Explanação: sugestão da oficina- A poesia conta história e história conta poesia.
  • Trabaho em grupo para planejamento da referida unidade.
  • Apresentação do poema: Trinta e três coisas à toa que me deixam feliz.
  • Avaliação do encontro considerado satisfatório.
  • Assinatura da frequência.
JUZI BARROS
CORRENTES-PE

V Enconto- GESTAR II

A V oficina do Programa gestão da Aprendizagem, realizou-se no dia 12 de junho , no espaço do Colégio Normal Municipal Dr. Antenor A lves Pedrosa, no horário das 9:00 às 13:00h, compreendendo uma carga horária de 4 horas.
  • Acolhida com música
  • Objetivo: concluir a unid. 13 do TP4 atendendo a proposta das atividades contidas no Avançando na Prática com base nos textos de apoio.
  • Dinâmica de imagens para contação de história sequenciada.
  • Leitura para deleite de poemas elaborados pelos cursistas.
  • Relato de experiências das atividades aplicadas em sala de aula.
  • Dinâmica de leitura:uma figura e vários gêneros( transposição didática de gêneros textuais)
  • Fixação da aprendizagem através da releitura da unidade 14 do TP4.
  • Avaliação
  • Regitro de frequência.
JUZI BARROS
CORRENTES-PE