sexta-feira, 31 de julho de 2009

3º ENCONTRO DO GESTAR II

Aos dois de maio foi realizado no Colégio Normal mais um encontro ,partindo de uma recepção com votos de boas vindas seguida de uma conversa informal sobre a carga horária do curso, fazendo uma alerta quanto a parte presencial e não presencial, bem como a importâcia dos registros para a elaboração do portfólio, seguida de uma orientação por meio de subsídios teóricos, tendo como referencial apostilas da ARTMED editora,2001, as quais foram distribuídas entre os professores cursistas fundamentadas por meio de slides com exemplos como um apoio para a elaboração dos mesmos.
No segundo momento houve uma dinâmica de descontração ( entrevistando com música ) e conclusão dos resultados aplicados nas oficinas de sala de aula; as experiências foram socializadas pelo formador e cursistas, os quais se expressaram satisfatoriamente durante o relato enfocado que as unidades do TP 3 trouxeram novidades, acrescentando experiências e gerando reflexões sobre a prática.
No terceiro momento foi reapresentado o caderno de Teoria e Prática ( TP 4), seguida do AAA4 (versão do professor e do aluno), propondo uma leitura prévia para facilitar a compreensão .

quinta-feira, 30 de julho de 2009

2º ENCONTRO DO GESTAR II



Ocorrido em 18/04/09, a partir das 13:00horas no espaço do Colégio Normal,após a recepção com mensagens da páscoa ,todos leram e refletiram sobre as mensagens associando-as gênero discursivo e tipologia textual.
Dando sequência, a apresentação da pauta em consonância com a avaliação anterior e momento das apresentações das amostras tecidas de comentários sobre os respectivos resultados obtidos através das atividades acerca dos gêneros textuais.
* ATIVIDADES:
. 5º série- Profº Cícera Maria
Interpretar o texto de Rosicleide p. 15 junto com o texto p. 26. Objetivo: identificar o anúcio e a propaganda .
Os alunos levaram para sala de aula revistas e jornais para pesquisar anúncios e propagandas,na sequência fazer montagem de painés em grupo.
.6º série- Profº Jozeneide Lira
Propaganda- linguagem artística
Identificar tamanho de letras e espaço, cores complementares para chamar a atençao nas propagandas.
.8º série- Profº Maria Luiza
Produção de painel abordado a linguagem verbal e não verbal.
.6º série-Profº Quiteria e Maria Luiza
Explicaram a diferença de anúncio e propaganda produzindo paineis, os alunos sentiram mais dificuldades nos anúncios.
A seguir atividade para casa em dupla leitura e produção sobre o gênero crônica registros dos resultados e avaliação escrita sobre o encontro.
ATIVIDADES DO 1º ENCONTRO




ABERTURA REALIZADA PELA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO EVANEIDE LEITE

1º ENCONTRO DO GESTAR II

O Programa de Gestão da Aprendizagem tem por finalidade elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.O ojetivo deste relátorio é registrar a formação inicial do programa Gestar II paraprofessores das áreas de Português e Matemática no período de 26 a 27 de fevereiro de 2009, das 8:00 as 17:00 horas, consolodando uma carga horária de 16 horas/aulas.
O 1º momento da formação continuada ocorreu na Câmara Municipal de vereadores, a partir de uma abertura oficial seguida de um evento motivador ( peça teatral): Deixe-me pintar o meu nariz, seguida de uma palestra sobre : O Planejamento Educacional e a Prática dos Educadores.
No segundo momento todos se acomodaram no espaço da Escola Municipal Jandira Pedrosa para o início das oficinas do GESTAR II. A abertura se deu com a apreciação do hino alegórico ( hino dos pássaros; texto e leitura para deleite: O menestrel. Apresentação da estruttura do GESTAR II pela coordenadora Jussara Rosa,destacou o perfil da formação , tirando as dúvidas dos professores cursistas. A seguirhouve divisão das turmas de Língua Portuguesa e Matemática para apresentação pessoal dos cursistas, contrato didático, início das atividades pedagógicas através de slides tendo como foco principal os gêneros do discurso. A seguir conversa informal sobre os gêneros de circulação social tendo como referência o caderno de teoria e prática que garante a fundamentação teórica considerando os eixos da Língua Portuguesa( falar, escutar, ler, escrever, pensar, criar). Tomando com o TP 3 e 4 foco os gêneros textuais, as atividades foram vivenciadas em grupos objetivando a socialização dos conteúdos com apresentações e avaliações de cada grupo. As atividades foram concluídas com a elaboração de uma proposta de trabalho sobre os gênros discursivos. Para aplicar na sala trazer respostas com amostras no próximo encontro.